montar uma persona

A primeira coisa que você precisa conhecer antes de começar a usar uma estratégia de marketing de conteúdo é saber como montar uma persona. Este item é fundamental para direcionar todas as ações que estarão no seu planejamento e estabelecer metas e objetivos mais claros.

Qualquer estratégia de comunicação precisa de um item essencial: seres humanos. E no marketing de conteúdo ele é ainda mais importante, pois você adaptará a sua mensagem não a um público-alvo, mas a uma pessoa com características demográficas, psicológicas e sociais estrategicamente definidas, chegando ao ponto de, até mesmo, ter um nome.

Tudo isto serve para deixar o planejamento de marketing e comunicação da sua empresa mais humanizado e assertivo, para que a mensagem chegue efetivamente ao seu público. A persona guiará o processo de criação de todos os conteúdos, para que eles sejam claros e relevantes.

Para montar uma persona, você precisa responder uma série de perguntas e traçar o perfil. Temos estes exemplos de características que podem te ajudar neste processo:

• Idade
• Área de trabalho (até mesmo o cargo)
• Faixa de renda
• Nível de Instrução
• Assuntos de interesse
• Tarefas diárias (pessoais e profissionais)
• Responsabilidades
• Prazeres
• Frustações
• Necessidades
• Objetivos
• Quem influencia nas suas decisões
• Redes digitais que fazem parte
• Quais canais são mais assertivos para conversar com ela

Você pode se perguntar: “Mas isso não é uma definição de público-alvo?”. A resposta é não. O público-alvo é a parcela da sociedade à qual você vende seus produtos e serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, aquele que você deseja atender sempre, por isso falamos que ele chega a ter até um nome. Na tabela abaixo você pode ver mais claro as diferenças entre um e outro:

Público-alvo

Persona

Adultos entre 26 e 30 anos que moram em São Paulo com os pais. Eles recebem entre R$1000,00 e R$1500,00 por mês, mas possuem muitas contas para pagar. Possuem interesse em tecnologia da informação e ficção cientifica. Grande parte está num relacionamento sério e se prepara para o casamento. Lucas tem 28 anos, trabalha numa empresa de TI que desenvolve aplicativos e está terminando uma pós-graduação em Gestão da Informação. Em seu tempo livre, ele aproveita para sair com amigos e ficar em casa vendo filmes de ficção científica, porém sua maior dificuldade é encontrar clássicos cinematográficos. Ele gostaria de encontrar um canal que oferecesse essas informações.

Estes são exemplos simplificados, mas já podemos perceber a grande diferença entre um e outro. É claro que quando você for definir seu público-alvo e sua persona haverá muito mais dados para traçar estes perfis. Mas é importante que fique claro que ambos serão fundamentais para o sucesso da sua empresa, por isso crie-os com precisão e se baseie em dados relevantes.