Muito se fala sobre a necessidade e a importância de produzir um bom conteúdo para sites e blogs, mas você sabe o que esse processo engloba e como ele pode melhorar a imagem da sua empresa?

Mais do que apenas aumentar o número de visitas às suas mídias, um bom conteúdo tem como objetivo atrair público por meio de informações e orientações importantes, ajudando, assim, na sua tomada de decisão de compra.  

O que isso quer dizer? Elementar, meu caro Watson! Significa transformar simples visitantes em novos clientes da sua marca!

Porém, para alcançar esse objetivo é preciso trazer algo que realmente faça diferença na vida desses potenciais consumidores. Se interessou e quer saber mais? Então vem com a gente. Vamos revelar esse mistério!

O que é o Marketing de Conteúdo

Mas antes vamos explorar um pouquinho o que é o Marketing de Conteúdo e toda sua importante na estratégia de marketing de uma empresa.

Somente fazendo uso do Marketing de Conteúdo é possível criar engajamento com seu público-alvo, permitindo que sua rede de clientes cresça e, por consequência, aumente suas vendas. Porém, para conseguir esse crescimento, elaborar conteúdos relevantes para os seus consumidores é fundamental.

Ao criar conteúdos você atrai as pessoas para a sua marca, fazendo com que vários olhares se voltem para a sua empresa. Com isso, vocês ganham uma enorme e valiosa chance de envolver e conquistar potenciais clientes.

O objetivo é oferecer a esse novo público conteúdos que respondam às suas dúvidas. Com isso, as pessoas passam a ver a sua marca como referência dentro do setor de atuação, criando também confiabilidade e construindo uma excelente imagem para os seus produtos e serviços.

“Caramba, o Marketing de Conteúdo é tão poderoso assim?” Sim! Olhe só: uma pesquisa feita pela Hubspot mostrou que empresas que oferecem ao seu público 16 posts ou mais no mês conseguem gerar 4,5 mais leads que as empresas que publicam de 0 a 4 posts.

Temos certeza que, agora que sabe disso, você não vai querer ficar fora dessa, certo? Mas como fazer esse tão sonhado conteúdo? Vejamos…

O que engloba um bom conteúdo

Um bom conteúdo envolve um texto bem escrito, com informações relevantes, e que tragam algo para a vida dos seus clientes. Significa também falar com o mercado na linguagem e de maneira que ele entenda.

Para saber como fazer isso, pegue papel e caneta e anote todas as pistas que desvendam esse mistério.

Assuntos relevantes

Antes de começar a escrever para seus clientes é preciso saber o que eles querem ler. A melhor maneira de saber isso é conhecendo seu público-alvo.


Como aqui na Casa somos, modéstia a parte, experts em criar excelentes conteúdos, dê só uma olhada neste post sobre como determinar seu público-alvo, e nunca mais se engane sobre o que seu consumidor precisa!


Sabendo exatamente o que as pessoas que são o foco da sua empresa buscam, fica mais fácil desenvolver textos e demais ferramentas que as ajudem em sua jornada.

Textos bem escritos e revisados

Você já deve ter lido em algum lugar que não imortpa a oderm das ltreas drtneo da pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso.

Certo! O cérebro é uma máquina perfeita, mas nem por isso você vai entregar ao seu público um conteúdo cheio de erros, concorda? Além de informações relevantes um bom texto precisa ser bem escrito – e muito bem revisado!

Distribuir aos clientes materiais com erros de digitação ou grafia, por exemplo, pode fazer a imagem da sua empresa ir por água abaixo. Por outro lado, oferecer conteúdos revisados e corretos é uma maneira de dizer a eles o quanto você se importa com tudo que divide.

Vantagens de um bom conteúdo

Quando sua empresa começa a entregar conteúdo ela está trabalhando também para criar uma autoridade digitalA conquista dessa autoridade é o reflexo do quanto vocês entendem sobre o segmento que atuam e o quanto têm a contribuir com os seus clientes.

Outro ponto positivo que a produção de bons conteúdos traz é o fato de estar trabalhando, positivamente, a imagem da sua empresa. Quanto mais conteúdos são produzidos, maiores são as chances do nome da sua empresa se tornar conhecido.

Imagine só: vocês produzem um excelente conteúdo e publica nas suas redes sociais. Um cliente gosta, curte, comenta e compartilha. Toda rede de contatos dele passa a ter acesso ao seu conteúdo. Depois, dezenas de outras pessoas fazem a mesma coisa e em pouco tempo o nome da sua empresa passa a se tornar conhecido para inúmeras pessoas!

Mas lembre-se: para chegar a esse patamar é preciso uma boa abordagem sobre os temas, um bom título, bom desenvolvimento de conteúdo e revisão do que está sendo postado.

Entregar conteúdos significativos, mas escritos de forma errada, pode fazer com que a imagem da sua empresa seja prejudicada, perdendo com isso credibilidade e até a confiança dos clientes, além de afetar negativamente os resultados de toda a sua estratégia de marketing.

Como entregar  conteúdo para o seu público

Agora que você já sabe a importância de um bom conteúdo e como desenvolvê-lo, que tal falarmos um pouco sobre onde postá-los? Afinal, as mídias que serão utilizadas para envio desse conteúdo são tão importantes quanto o texto em si, além de serem um complemento da sua estratégia de marketing.

Blog

Muito se engana quem acha que o blog é uma ferramenta de mídia ultrapassada. A verdade é bem contrária a isso. Não há melhor local para produzir e disponibilizar conteúdo para os seus clientes do que por meio de um blog.

Nele é possível criar textos maiores e mais explicativos, que muitas vezes não são comportados em outras redes sociais, bem como oferecer aos clientes materiais ricos como infográficos e e-books.

Leia também: Você sabe a real importância de produzir conteúdo para o seu blog?

Redes Sociais

Ao criar conteúdo no blog você precisa distribuir da melhor maneira possível, e as redes sociais são perfeitas para isso também.

Empresas que fazem uso dessas ferramentas conseguem estreitar laços com seu público e potenciais clientes. É uma excelente porta para manter uma conversa mais próxima, sabendo bem de perto o que eles estão achando do que está sendo produzido, além de abrir um espaço para sugestões, troca de experiências e, por quê não, críticas.

O importante aqui é saber lidar com elas e com tudo que é comentado por seus clientes nas suas redes sociais. Nunca se esqueça que a disseminação na internet é algo muito rápido. Portanto, é preciso cuidado na hora de fazer a gestão dessas conversas, ficando atento para a forma e linguagem utilizadas nas respostas, ou a imagem da sua empresa pode facilmente ser comprometida.

Agora que o mistério do bom conteúdo foi resolvido, meu caro Watson, que tal começar a produzir o da sua empresa? Nunca esquecendo que temas bem desenvolvidos e escritos corretamente fazem com que a imagem da sua empresa ganhe popularidade, reforçando, assim, seu nome no mercado.

Quer uma mãozinha para isso? Sem problemas! Vem pra Casa. Aqui, desenvolvemos não só a estratégia de marketing perfeita para a sua empresa, como conteúdos relevantes e bem escritos. Porque com a Casa do Texto sua empresa fala, o mercado entende!