O Relatório de Sustentabilidade – GRI é um documento que tem como principal objetivo mensurar e divulgar todos os impactos ambientais, econômicos e sociais que as atividades de uma empresa geraram, no decorrer do ano, ao meio em que está inserida.

Ele se tornou uma importante ferramenta para mostrar à sociedade quais ações foram tomadas para minimizar esses impactos contribuindo, inclusive, para melhorar a imagem da empresa perante investidores e consumidores.

Deixar transparente todas essas ações trazem, além desses, inúmeros outros benefícios para as organizações que emitem esse relatório. Veja agora alguns deles.

Porque as empresas devem apresentar o Relatório de Sustentabilidade – GRI

O Relatório de Sustentabilidade – GRI é a melhor forma que as empresas têm para apresentar o seu desempenho à sociedade de maneira geral, podendo, também, ser utilizado como importante peça de marketing.

Mesmo não sendo obrigatório, ao apresentar o impacto que suas atividades causam e as soluções encontradas para diminuir isso, as empresas conseguem aumentar a positividade sobre a sua marca, ampliando consideravelmente seu público, e atraindo novos investidores — que costumam dar preferência para organizações que avaliam seus riscos e trabalham para amenizá-los.

Do ponto de vista do marketing uma empresa que se preocupa em mostrar a seus consumidores que suas atividades são desenvolvidas afetando o mínimo possível o meio ambiente e a população — e quando afetam, são desenvolvidas soluções e ações para mudar esse quadro — faz com que a marca ganhe destaque e o respeito de todos.

Com as pessoas cada vez mais conscientes de seus direitos e de sua participação na economia, empresas que se preocupam em cumprir esse papel, dividindo com a sociedade sua realidade, acabam saindo na frente dos concorrentes.

Benefícios obtidos com a emissão do Relatório de Sustentabilidade – GRI

O foco principal do Relatório de Sustentabilidade – GRI é fazer com que as empresas prestem contas à sociedade quanto às ações sustentáveis que pratica. Entretanto, esse relatório tende a ser muito favorável às organizações.

Além de contribuir para melhorar a imagem que o público tem da marca, o Relatório de Sustentabilidade também traz outros benefícios para as empresas que optam em emiti-lo:

  • reflete a reputação da empresa;
  • é um importante diferencial quanto a sua posição no mercado;
  • contribui para a valorização de suas ações;
  • ajuda a empresa detectar pontos fracos e melhorá-los;
  • permite definir melhor estratégias relacionadas à sustentabilidade no âmbito econômico, social e ambiental;
  • imprime confiabilidade;
  • ressalta pontos positivos, importantes para conquista de novas parcerias.

Assim, mesmo que o Relatório de Sustentabilidade – GRI não seja uma exigência legal, é aconselhável que todas as empresas, independentemente de seu porte, o emitam anualmente. Isso traz transparência às suas atividades, bem como ressalta o compromisso que tem com seus consumidores e com a sociedade onde está.

A Casa do Texto possui certificação para Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios Integrados (RI) de acordo as diretrizes estabelecidas pela GRI — Global Reporting Initiative, além de parceria na área tributária/contábil para supervisionar a redação do relatório anual da sua empresa.

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