Desde 2016, o Instagram — que até então era uma rede social destinada apenas para o compartilhamento de fotos e vídeos — passou a oferecer algumas novidades bastante colaborativas aos seus usuários, especialmente para aqueles que queriam utilizar a plataforma para fazer negócio.

O Instagram Business é um modelo voltado para empresas que contribui de diferentes formas com o seu crescimento. Quer saber como? A gente explica!

Um dos principais motivos que elevam a procura das empresas pelo Instagram é a expressiva quantidade de pessoas cadastradas por lá: estima-se 800 milhões de usuários ativos, sendo 15 milhões de perfis corporativos, segundo a própria rede social.

Além disso, o interesse dos empresários por essa rede também acontece devido as inúmeras funcionalidades que a plataforma oferece, contribuindo para um maior conhecimento do público-alvo, assim como, levantando bases fundamentais para o desenvolvimento de personas, o que é indispensável nas estratégias de marketing.

Muito interesse, não acha? Veja todas as funcionalidades oferecidas pelo Instagram Business e descubra como usá-las a favor da sua empresa.

Dados dos seguidores

Essa pode ser considerada a principal vantagem que o Instagram Business oferece a seus usuários. Por meio da aba “informações” é possível obter dados preciosos sobre os seus seguidores, tanto em relação às suas características quanto às postagens que eles mais curtiram.

Entre os diversos dados fornecidos é possível identificar o gênero e a faixa etária dos seguidores, as cidades onde estão localizados, e quais os dias de semana e os horários em que eles mais utilizam o Instagram. Tudo isso por meio de gráficos de fácil análise.

Além disso, a plataforma possibilita analisar quais publicações tiveram maior engajamento, números de visualizações, e quais receberam mais curtidas, comentários e interações entre os seguidores. Ou seja, características valiosas que apresentam claramente o comportamento dos seus seguidores.

A partir daí, montar uma estratégia para publicações ainda mais pertinentes pode ser uma ótima ideia, concorda?

Facilidade de contato

Outro ponto que merece destaque na utilização do Instagram para negócios é a facilidade que os seguidores têm para encontrar informações sobre a empresa.

Dados como e-mail, telefone, site e localização ficam em evidência na página inicial colaborando para que, rapidamente, um possível cliente possa entrar em contato com a sua empresa da maneira que preferir.

Anúncios pagos

O Instagram e o Facebook são empresas do mesmo grupo, portanto apresentam algumas funcionalidades iguais, como o investimento em anúncios. Isso é, havendo a necessidade de destacar uma postagem, você pode investir um determinado valor nessa publicação para que ela seja impulsionada e apareça com mais frequência na linha do tempo do seu público-alvo. Esse valor  varia de acordo com o alcance que você deseja atingir com a postagem patrocinada.

Obs: Vale lembrar que um dos pré-requisitos para obter uma página comercial no Instagram é tê-la também no Facebook com no mínimo 100 seguidores.

Hashtag

A hashtag (#) é uma maneira de “linkar” uma palavra-chave ou tema pertinente ao seu negócio. Dessa forma, ao clicar nesse link, os seguidores vão encontrar outras postagens voltadas para o mesmo assunto. 

Outra importante vantagem na utilização das hashtags é conquistar usuários que ainda não seguem o seu perfil, porém, estão pesquisando sobre um assunto, serviço ou produto similares ao seu. Por meio delas as pessoas que ainda não seguem o perfil da sua empresa o encontram facilmente, trazendo assim a oportunidade de conquistar novos clientes.

As hashtags também podem contribuir para o reconhecimento da marca quando você passa a usá-las em todas as publicações do seu perfil.

Aqui cabe uma dica: uma postagem no Instagram aceita até 30 hashtags, porém, especialistas afirmam que 11 é o número ideal. Para fazer bom proveito desse número escolha sempre as melhores, e as que possuem maior número de buscas!

Stories

O storie, por sua vez, está entre as maiores febres da atualidade. São vídeos de até 30 segundos que depois de postados desaparecem em 24 horas. Neles, os usuários publicam variedades como fotos, músicas e informações sobre suas rotinas. Para promover interações é possível a inclusão de gifs, enquetes, memes, perguntas e entre outros itens nesses vídeos.

Agora, se você quer que seu storie fique por mais tempo, basta clicar em “destacar” após fazer a postagem (lado inferior direito da tela). Assim, ele ficará fixo no seu perfil e poderá ser visto a qualquer momento por seus seguidores.

Essa funcionalidade é muito utilizada para deixar sempre acessível informações de longa duração, como quais são os serviços prestados por sua empresa.

Os stories podem ser vistos como uma ótima oportunidade para as marcas mostrarem aos seguidores o seu lado “mais humano”, postando vídeos e fotos dos bastidores, processos e colaboradores.

Já pensou na excelente oportunidade de engajamento que essa ferramenta proporciona? Algumas empresas de renome já adotaram essa prática e conquistaram diversos benefícios sendo consideradas, inclusive, como cases de sucesso.

Por fim, é importante lembrar que o Instagram, assim como as demais redes sociais, precisa de periodicidade de postagens, publicações de qualidade com assuntos interessantes e que fogem apenas do comercial, mas todas de acordo com as áreas de interesse do seu público-alvo.

Unindo tudo isso, o perfil da sua empresa nessa rede social vai ser reconhecido como referência, e se tornar um verdadeiro sucesso!

E como não podíamos ficar de fora, lógico que a Casa do Texto também tem seu perfil no Instagram. Que tal seguir a gente lá também? Vem!