Hei! Responda uma coisa? Se você fabricasse pão colocaria seu produto para vender na vitrine de uma loja de carros?

Tudo bem! Esse exemplo parece beeeem absurdo, mas sabia que é mais ou menos isso que acontece quando você não define quem é seu público-alvo?

Ter foco em um determinado público é tão importante para aumentar as vendas da sua empresa quanto prestar um bom atendimento ou oferecer um produto de qualidade. Como descobrir qual é o seu? Muito simples…

O que é público-alvo?

Antes de definir quem é seu público é preciso, primeiro, entender o que é público-alvo.

Público-alvo nada mais é que uma parcela da sociedade para a qual você vende seus produtos e serviços. Ou seja, pessoas ou empresas que compartilham de um perfil semelhante, e que têm interesse nos produtos e serviços oferecidos por sua marca.

Para deixar ainda mais claro vamos de exemplo: imagine que você tenha uma loja de enxoval para recém-nascidos e roupas de bebês de até 2 anos (que fofo!). Seu público-alvo — muito provavelmente — serão gestantes, mães, madrinhas, avós, tias e papais zelosos. Quer dizer, pessoas que estejam envolvidas nesse universo de fraldas, chupetas, e cheirinho de neném!

Agora, pense com a gente: se você tem uma loja desse segmento, por que vai oferecer seus produtos em uma feira geek, por exemplo?

É exatamente esse o conceito de público-alvo: oferecer o seu produto a potenciais clientes que têm real interesse ou alguma relação com o que sua empresa oferece.

Quais os objetivos e vantagens dessa definição?

Agora que você sabe exatamente o que é um público-alvo, o objetivo de sua definição automaticamente fica mais claro, concorda? Ok, mas vamos reforçar!

Descobrindo o público certo para a sua empresa é possível criar estratégias de venda e de marketing mais eficientes e que trazem resultados. Com isso, você não perde nem tempo, nem dinheiro investindo em algo que não dará retorno.

Tentar lançar e vender um produto ou serviço sem direcionamento, acreditando que no meio dessa “multidão” terá alguém que pode se interessar pelo que sua empresa faz ou vende não é, definitivamente, a melhor maneira de alavancar suas vendas.

É como dizem: não tente abraçar o mundo! Para que uma estratégia de marketing funcione corretamente e traga resultados, ela precisa ter um foco, um objetivo.

Além disso, definindo seu público-alvo você e sua empresa conseguem criar uma proximidade com os clientes. Afinal, conhecendo quem são você consegue “falar” com eles mais diretamente, oferecendo soluções pontuais que agradam e facilitam suas vidas.

Quer saber ainda mais vantagens que sua empresa terá ao descobrir exatamente o público com o qual deve trabalhar? Então veja:

  • comunicação com os clientes mais assertiva e personalizada;
  • redução de gastos, e de tempo, permitindo a construção de uma estratégia de marketing mais eficiente;
  • maior reconhecimento e aceitação dos serviços e produtos oferecidos por sua marca.

Como determinar o público-alvo correto?

Se você está se perguntando: “Mas como eu descubro meu público-alvo?” Calma, a hora é agora! Existem algumas formas de descobrir qual público é o mais indicado para o seu negócio:

  • Analise os fatores

Considere fatores como os demográficos, econômicos e sociais dos clientes que pretende atingir. Uma loja de joias fabricadas exclusivamente com diamantes pode até agradar e ser o sonho de consumo de muitas mulheres, mas dificilmente serão alvo de compra se você oferecer para jovens estudantes do ensino médio, por exemplo.

  • Elabore uma pesquisa

Outra forma é por meio de pesquisa que pode ser feita pela internet (verificando inclusive concorrentes do mesmo segmento, caso tenha), ou conversando diretamente com as pessoas e descobrindo seus interesses.

Essas conversas diretas podem ser feitas com amigos, família, clientes, ou até desconhecidos. Seja curioso e descubra qual a expectativa das pessoas com relação ao que sua empresa tem para oferecer.

  • Abuse do Google

Faça proveito do bom e velho Google e busque por termos que tenham relação com o seu ramo de atuação. Visite sites, blogs e redes sociais, analise o comportamento e opinião dos seguidores por meio de seus comentários, e até reclamações.

Saber qual o público-alvo ideal para a sua marca garante que seu direcionamento de vendas e marketing seja pontual. Isso garante os resultados e lucros que você tanto busca, e sem perder tempo ou dinheiro!