Por Cássia Arbulu
A Corpbusiness realizou a 5ª edição do Internal Communications Summit, em São Paulo. O evento reuniu palestrantes e comunicadores especializados e interessados em Comunicação Interna Corporativa e Endomarketing e a Casa do Texto estava lá.
Participaram das palestras representantes das empresas: Drogaria Onofre, IBM, Johnson & Johnson, Pfizer, Setesys, Votorantim Cimentos, Record, Carrefour, Endered – Ticket e das plataformas 4bee e Akardin.
O evento foi muito importante para a discussão de novas ideias, plataformas e para que cada organização pudesse mostrar como trabalha a comunicação interna, quais as iniciativas, o que está dando certo e como as redes sociais e as métricas podem ajudar as empresas de diferentes portes e segmentos.
A comunicação interna pode ser definida como “o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram.”
As empresas que participaram reconhecem a importância da comunicação corporativa para uma organização e da escolha de meios adequados para se comunicar, de acordo com o perfil de sua empresa.
A diversidade de áreas abordadas nas palestras foi fundamental para que pudéssemos entender que a comunicação organizacional também precisa de um planejamento, de estratégias e de conhecimento do público-alvo, que é diferente dentro de cada companhia.
Vale lembrar que a comunicação interna não é privilégio das grandes organizações, ela pode ser adaptada de acordo com o porte de cada empresa e suas necessidades.
Era da Conversação
Um tema bastante abordado nas palestras foi o fato de estarmos na “era da conversação”. Vivemos em uma época em que os avanços tecnológicos acontecem a todo o momento e a comunicação não está mais presente apenas em jornais, revistas, informativos, murais e intranet. Agora, as redes sociais são utilizadas para melhorar a comunicação interna. No caso da IBM, a empresa possui uma rede social própria, personalizada, para amplificar a comunicação na empresa.
Funcionários são “Embaixadores da marca”
Manter os funcionários sempre informados é uma boa forma de motivá-los e fazê-los entender o que acontece na empresa e sua filosofia e objetivos. Os empregados devem ser vistos como nossos primeiros consumidores. Durante o evento, foi abordado um tema bastante interessante: “embaixador da marca”, a comunicação interna tem como um dos objetivos tornar os funcionários embaixadores da marca da empresa. Eles são responsáveis por construir uma boa imagem o tempo inteiro e por utilizar o trabalho como uma espécie de sobrenome, pois carregam em todos lugares. Para conseguir realizar esse objetivo é importante ser transparente e fazer com que os funcionários se sintam parte da empesa.
A importância da estratégia e das métricas
Para implementar uma rede social corporativa é preciso criar um planejamento, escolher as plataformas e mensurar de diferentes maneiras os resultados. Os canais de comunicação precisam ser estrategicamente pensados e escolhidos para alcançarem os objetivos desejados.
É preciso que a empresa saiba o que quer comunicar, de que forma vai fazer isso e qual o objetivo final dessa informação, para assim criar estratégias específicas para cada situação.
A mensuração dos resultados também é muito importante. As empresas costumam usar as pesquisas de satisfação como uma das principais métricas para analisar o comportamento e desejos dos funcionários, mas nem sempre elas são a única e melhor forma.
A criação de novas métricas, pesquisas e maneiras de mensurar os dados da comunicação interna foram alguns dos questionamentos propostos pelos palestrantes.
Plataformas exclusivas
Dependendo do porte da empresa, uma plataforma organizacional é o único ponto de encontro de todos os membros de uma corporação. Algumas empresas estão aderindo a plataformas de comunicação exclusivas para poder unificar as equipes e padronizar as ações e comunicações.
Com a tecnologia em constante evolução, hoje existem ferramentas disponíveis para melhorar a troca de informação nas organizações, que dispõem de segmentações, jogos de estímulos, vídeo conferências com grande número de participantes, blogs exclusivos, criação de grupos, comunidades e muitos outros benefícios que facilitam a rotina dos funcionários.
Storytelling na comunicação interna
O Storytelling é um tema que está em alta e também foi abordado no evento. Em uma época que as pessoas estão vivendo uma transitoriedade cada vez maior no trabalho, a técnica de storytelling é considerada uma forma eficaz de fazer com que as pessoas lembrem-se da informação que você quer passar. Existem estudos que comprovam que quando ouvimos ou contamos uma história, ativamos sete partes do cérebro, e 63% das pessoas se lembram delas.
Home office: a nova forma de trabalho
As novas formas de trabalho, como o home office, contribuem para a necessidade de uma comunicação interna digital eficiente, visto que as pessoas estão cada vez mais distantes no universo de trabalho, e o contato é cada vez mais exclusivamente online.
O home office exige a criação de novas ferramentas para a comunicação. Algumas empresas que participaram do evento, comentaram que em seus escritórios trabalham com o “esquema 7 por 10”, o que significa que existem apenas sete cadeiras para cada dez funcionários, e todos os dias três pessoas não têm espaço para se acomodar na empresa e trabalham de casa. Esse modelo de trabalho tem crescido no Brasil e a tendência é que esteja cada vez mais presente em todas as organizações que têm a possibilidade de trabalhar com arquivos em nuvem.
A comunicação interna aproxima as pessoas
A comunicação interna é a grande responsável por aproximar os funcionários, diferentes setores e áreas de trabalho, por criar ferramentas para que eles possam se comunicar.
Outro ponto importante é o fato de a comunicação interna aproximar o presidente e as pessoas responsáveis por autos cargos de todos trabalhadores da empresa, criando espaços para a troca de informações.