Criar a persona da sua empresa é um dos primeiros passos que precisa ser feito dentro de uma estratégia de marketing. Afinal, a persona é o seu cliente ideal, aquele que você deseja atender sempre!
Somente com essa definição é possível trabalhar de maneira pontual com esse cliente, atendendo suas necessidades de produtos, serviços e conteúdos.
O resultado disso? Um trabalho de marketing bem direcionado, com objetivo, sem perda de tempo nem dinheiro e, consequentemente, o aumento das suas vendas!
Veja algumas dicas de como montar a sua persona!
Sobre as perguntas
Não existe um questionário pronto, tão pouco um modelo padrão a ser seguido. Porém, quanto mais informações você conseguir, melhor será para montar a persona ideal.
Veja algumas sugestões de perguntas:
Informações pessoais
- Nome;
- Idade;
- Sexo;
- Escolaridade;
- Estado civil;
- Se tem filhos e número de filhos;
- Cidade e Estado onde mora;
- Classe social.
Informações profissionais
- Profissão;
- Área de atuação;
- Cargo;
- Tempo de serviço;
- Renda.
Comportamento pessoal
- Quais os hobbies?
- Tem hábitos de leitura?
- Para que utiliza a internet?
- O que faz nos momentos de lazer?
- Quais os assuntos que mais despertam interesse?
- Quais são as responsabilidades e tarefas diárias, tanto pessoal quanto profissional?
- Quais os objetivos de vida?
- Quais as frustrações?
- Quais as necessidades?
Comportamento de compra
- O que ou quem influencia nas decisões de compra?
- Costuma comprar por meio digital ou é prefere comprar em lojas físicas?
- Frequenta shoppings?
- O que busca na hora da compra: praticidade, comodidade, preço, qualidade?
- O que levaria a não comprar um determinado produto, ou a não adquirir um serviço similar a esse?
Desejos
- Quais são as principais dúvidas?
- Quais são os problemas?
- O que gostaria de fosse resolvido?
Contato
- Quais os melhores meios para entrar em contato ou passar informações sobre esse produto/serviço: e-mail, blog, redes sociais, outros?
A criação da persona é fundamental para que seu planejamento de marketing e conteúdo tenha um direcionamento. Somente após saber as dores e necessidades dela será possível criar conteúdos relevantes e que agreguem verdadeiramente valor.