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Por Cássia Arbulu

A escola de Marketing Digital ComSchool realizou um evento chamado Networking Day, com palestras sobre marketing digital, mobile marketing, ferramentas, soluções e tendências do comércio eletrônico e redes sociais.

O evento reuniu empresas de destaque no mercado digital para dentro da sala de aula e alto nível de networking. Participaram das palestras as empresas Tray, Catraca Livre e a SEM Rush (EUA),  direto da Filadélfia.

A apresentação que mais me chamou a atenção foi a do Anderson Meneses, do Catraca Livre. Anderson deu uma aula de Facebook e conteúdo. Eu sou fã do Catraca e acompanho muitos conteúdos deles, por isso talvez eu seja suspeita para falar. De qualquer forma vou tentar ser o mais imparcial possível e comentar apenas sobre os benefícios da palestra.

Anderson começou falando sobre a premissa da empresa: “Comunicar para empoderar”. Dentro dessa premissa estão os pilares que o Catraca preza: economizar, imaginar, democratizar. Só esses tópicos já são fantásticos para atrair o público. Hoje em dia, as pessoas buscam a todo momento economizar, usam a imaginação e a criatividade para fugir da monotonia e no geral, lutam por uma sociedade mais democrática, com direitos iguais.

O Catraca Livre tem por objetivo ser um meio de comunicação que estimule as pessoas e as cidades a serem mais criativas, e usam o Facebook como principal ferramenta para divulgação de seus artigos, o que acredito ser uma ótima estratégia, visto que é uma das redes sociais mais acessadas para uso pessoal e corporativo.

Mas dá para acreditar que eles só usam Facebook orgânico? Há dois anos eles não impulsionam, nem patrocinam nenhum post e têm um alcance gigantesco. Impressionante! Eles realmente conquistaram e fidelizaram o público.

Questionaram Anderson sobre os algoritmos do Facebook, que são atualizados constantemente e podem tornar o Catraca Livre refém da rede social. O sócio e gerente de Mídias Sociais respondeu que eles veem essas mudanças das plataformas como um novo desafio que deve ser enfrentado, sem se preocupar por antecipação. Eles estão certos. Da mesma forma que o Facebook atualiza seu algoritmo, novas redes sociais e tecnologias surgem para nos favorecer.

“As pessoas prestam atenção no que é relevante em suas vidas.” Esse é mais um dos lemas do Catraca Livre. Em uma época que vivemos rodeados por conteúdos e somos constantemente bombardeados por informações em nossos e-mails, redes sociais, propagandas, outdoors, rádio e televisão, ganha a nossa atenção o que for relevante em nossas vidas, o que estiver relacionado com o momento em que estamos vivendo , com os nossos desejos e anseios. É isso que o Catraca Livre faz, com uma estratégia semelhante à do Inbound Marketing – eles direcionam o conteúdo específico para cada público de acordo com os seus acessos no site e no Facebook da empresa.

Mas o que todo mundo queria saber era de onde vem o dinheiro? E o Catraca Livre tem a sua estratégia. Além dos banners e publicidade no site, eles têm uma “Vitrine” com parceiros, uma área exclusiva para “Classificados” e um departamento comercial que trabalha pós-divulgação do conteúdo.

Vamos explicar: o Catraca Livre faz um post sobre algum produto, promoção ou novidade no mercado, os posts costumam ter grande alcance, curtidas e compartilhamentos. Com esses números em mãos, a equipe do comercial do Catraca contata a empresa responsável pelo produto para propor parceria. Uma boa estratégia, não é mesmo? Quem vai resistir a números altos de engajamento?

Para finalizar, gostaria de compartilhar outro lema do Catraca Livre que justifica o motivo de eu estar falando deles. Muitas pessoas acreditam que eles fazem propaganda de outras empresas; em resposta a isso, Anderson disse que eles buscam criar uma história relevante para cada produto, assim o que eles fazem “não é propaganda, é conteúdo relevante.”

E o que eu estou fazendo, não é propaganda do Catraca Livre, nem da ComSchool, apenas estou divulgando conteúdo relevante para todos. 😉

Todas as palestras do ComSchool Networking Day foram gravadas e estão disponíveis no canal da escola no Youtube para quem quiser assistir e entender um pouco mais sobre as empresas.

Fundada em 2007, a Ecommerce School / ComSchool é um centro de treinamentos especializado em cursos de e-commerce, redes sociais e marketing digital. Em 2013 foi lançada a marca ComSchool, mais abrangente, para fortalecer os cursos de redes sociais e marketing digital. Vale a pena conhecer.