As palavras são o principal ingrediente da comunicação, mas é preciso MUITO cuidado com a maneira que manipulamos cada uma delas. Além de analisar a melhor combinação, é preciso prestar atenção na flexibilidade e adaptação às frases. Sendo mais claro, é necessário que seus textos tenham concordância.
Existem dois tipos: a concordância nominal, que é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se encaixarem com outras que compõem a oração, e a concordância verbal, que trata das flexões do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Ambas são de extrema importância na comunicação, pois sem elas o público terá muita dificuldade em entender a mensagem, causando ruídos que podem impedir que seus objetivos sejam atingidos.
A concordância nominal faz com que as palavras variem conforme gênero e número. Em geral, a regra para a concordância verbal é simples, o verbo se adapta conforme número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª) do sujeito da frase. Como existem algumas exceções, a comunicação não deve levar em consideração somente as regras básicas, mas sim todas as existentes. Por isso, é preciso que a pessoa que desenvolve seus conteúdos seja capacitada e que entenda, além do seu público e do seu mercado, também de gramática.
Erros gramaticais são inaceitáveis. Sua comunicação precisa ser clara, concisa, coerente e correta, para que seu público entenda perfeitamente a sua mensagem e seus objetivos sejam atingidos.
Um texto com concordância verbal e nominal é fundamental para que seu público utilize todo o conteúdo que você publica no seu blog, faça as ações que você solicita num e-mail marketing, compreenda toda a história contada numa apresentação e responda de maneira positiva aos seus anúncios.
O que queremos destacar aqui é o quanto isso é relevante e como pode ajudar ou prejudicar sua imagem no mercado. Aliás, temos certeza que você conhece algum exemplo de empresa que publicou mensagens com erros ortográficos e aquilo nunca mais foi esquecido. Portanto, comunicação é sempre com concordância e sem erros gramaticais. Fique esperto!