Sua empresa fala, o mercado entende
É possível você que tenha reconhecido essa frase. Ela é o slogan da Casa do Texto, e foi escolhida justamente por acreditarmos na importância da comunicação como ferramenta de negócio, e em como ela influencia diretamente no crescimento de uma empresa – tanto que esse é o nosso modelo de negócio!
O “falar” de uma marca demonstra muito sobre a sua missão, visão e os seus valores perante a sociedade, possibilitando que clientes e stakeholders alcancem o “entendimento” do porquê a sua empresa é a melhor opção para se fazer negócio.
Vem com a gente que vamos explicar as vantagens que uma comunicação eficaz, estruturada e, acima de tudo, estratégica, oferece para o seu negócio.
Comunicação: como a sua empresa está falando com o mercado?
Partindo do princípio que a “fala” da empresa é o modelo de comunicação adotado para atingir o público, como o seu negócio fala? As plataformas digitais, por exemplo, são as opções favoritas das empresas que querem promover uma comunicação mais dinâmica e ágil junto ao público. Percebendo a sociedade atual, e o quanto utilizamos as redes sociais todos os dias, essa é a melhor estratégia quando utilizada da maneira correta.
É verdade que nunca existiu, até então, alguma ferramenta que aproximasse tanto as empresas de seus clientes como as redes sociais. Por meio de comentários, janelas de bate-papo, compartilhamento e outras interações, o contato se torna direto. É comum, porém, que mesmo com toda essa infinidade de oportunidades nas mãos, as empresas se encaminhem para o mais tradicional dos erros: acreditar que somente publicações simples geram engajamentos.
Vamos direto ao ponto: apenas a publicação não significa conteúdo de relevância. Você pode estar se perguntando: “Mas como assim?“
É amigo(a), de nada adianta soltar várias publicações diariamente na página da sua empresa sem um planejamento adequado. Ou seja, lançar publicações que não agreguem valor para o seu leitor (público-alvo).
Atualmente, a palavra de ordem é: relevância. É preciso ser relevante. Essa é a única maneira de transformar uma publicação simples em um bom conteúdo.
As publicações, independentemente da plataforma digital que você escolheu para trabalhar, devem ser desenvolvidas com estratégias, contendo assuntos pertinentes sobre a sua área de atuação e que, claro, vá ao encontro dos interesses do seu público-alvo. Por isso, também é importante conhecer muito bem o público com quem você quer interagir.
Além da qualidade do conteúdo é fundamental uma periodicidade efetiva, que desperte no inconsciente dos leitores o interesse de ver as postagens, e se comunicar com elas de alguma forma. Resumindo: publicações que resultam engajamento, que influenciam e que conquistam o envolvimento do público-alvo, com uma finalidade principal: garantir o “entendimento do mercado.”
Será que o mercado está entendendo?
Com uma comunicação eficaz e estruturada o entendimento do mercado é único: seu negócio é especialista no seu segmento! Digamos que você mantenha uma periodicidade de publicações, certo? Todas as suas postagens são estruturadas de acordo com o perfil dos seus clientes, você desenvolve conteúdos interessantes e que despertam o envolvimento dos consumidores com comentários, curtidas e compartilhamentos. Não tem erro! Com o passar do tempo a página da sua empresa será reconhecida como referência no assunto.
Por exemplo, você tem uma loja de autopeças. Além de publicar suas promoções e postagens comerciais, você supera o básico e publica artigos sobre a importância da manutenção de escapamentos, sobre a influência da embreagem em bom estado no funcionamento do motor, sobre a manutenção periódica no veículo, entre outros assuntos específicos do segmento. Além de conquistar mais seguidores — e potenciais clientes — a página e, por consequência, o seu negócio, será reconhecido como autoridade no assunto pelo público, podendo ser referência até de outras empresas!
O entendimento do mercado quando a sua empresa fala de maneira eficaz é totalmente benéfico. É a compreensão de que a sua marca é a melhor opção quando alguém precisa de um determinado produto ou serviço, afinal, ela é formada por especialistas na área.
Como fazer essa comunicação de maneira correta?
Sem dúvidas a melhor maneira de “falar” de forma que o mercado “entenda” é produzindo conteúdos relevantes, que agreguem valor aos seus leitores, respondam suas dúvidas, e que mostre a eles o quanto a sua marca entendo do segmento que atua.
Nós, da Casa do Texto, podemos contribuir com tudo isso que foi falado aqui, sabia? Por exemplo, aqui, no nosso blog, ensinamos como criar uma persona (o que é fundamental para acertar na comunicação com o seu público-alvo), além de artigos que explicam como ser “interessante” nas redes sociais, e sobre as estratégias voltadas para as principais plataformas digitais como o LinkedIn, o Facebook, o Instagram, e também os blogs.
Além disso, temos um time fera, especializado em desenvolver os melhores conteúdos, fazer gestão de redes sociais, e criar as melhores estratégias em marketing de relevância que vão contribuir — e muito — para alavancar as vendas da sua empresa.
Ficou alguma dúvida? Vem agora pra Casa do Texto! Aqui, sua empresa fala e o mercado entende.