e-commerce

Você acabou de comprar o último modelo de smartphone que viu na vitrine. Na verdade, a intenção era comprar um modelo beeeem mais barato, escolhido depois de muita pesquisa, mas de repente você já estava de papo com o vendedor, que explicava as maravilhas daquele modelo.

Esta é a dinâmica das lojas físicas, mas não é o que acontece nas vendas on-line. Já repararam que as lojas na internet são todas um pouco parecidas? E não estou falando só do layout, não. Estou falando principalmente do conteúdo.

A maior parte das lojas virtuais trabalha somente com a descrição técnica dos produtos, mas nenhuma delas adota uma estratégia de venda realmente. A compra de um produto é concretizada por um processo emocional, que a frieza do conteúdo que existe no e-commerce não contempla. Com isso, as lojas ficam reféns do menor preço, condição de pagamento ou entrega e avaliação da loja.

E-commerce ainda tem bastante espaço para crescer

O e-commerce cresceu 21% no Brasil, e as perspectivas para este ano continuam animadoras, apesar da crise que bate à nossa porta. Cada vez mais, as lojas virtuais preparam-se para atender a essa demanda crescente, mas precisam ficar atentas à forma como seus produtos são expostos: é preciso diferenciar-se dos concorrentes, e o conteúdo é uma excelente ferramenta pra isso.

Para isso, antes de mais nada, é preciso criar conteúdo para e-commerce que seja atraente para seus produtos. Descrição técnica é importante, mas não é o suficiente para atrair a atenção do usuário. Crie textos envolventes, que façam com que o comprador sinta-se como proprietário do produto, por exemplo.

Fale COM o seu público, e não PARA o seu público

Outra questão importante é manter o relacionamento com o consumidor fora do site: redes sociais, blogs, newsletter são ferramentas de contato com o seu público-alvo muito efetivas. Veja as que mais se adaptam ao seu negócio e ao tipo de público que você quer atingir e mãos à obra.

Vale lembrar que, uma vez iniciada a comunicação, é preciso ser constante: não abandone o público que você conquistou! Publique periodicamente e preste atenção ao que acontece no seu mercado para dar informações que estejam conectadas com o seu negócio e façam sentido para quem as lê.

Se precisar de ajuda, conte conosco. A Casa do Texto é uma agência de comunicação com foco em planejamento e produção de conteúdo.

http://www.proxxima.com.br/home/conectados/2013/07/05/A-lenta-morte-das-paginas-iniciais-Por-Phillip-Klien