No último dia 11, a Webinsider publicou um artigo falando sobre como os promotores de vendas, ao lidar com os clientes, devem entender o perfil do comprador e assumir um pouco a função de psicólogo.
Agora, vamos transportar o texto, que fala sobre venda presencial, no mundo concreto, para a realidade digital da internet.
Sua empresa fez um bem elaborado trabalho de construção do site de e-commerce, aplicou todas as estratégias de SEO e realiza uma campanha de links patrocinados que provoca uma grande visitação ao site. Mas as conversões não acontecem.
A questão é que muitos varejistas não percebem que o comportamento do internauta que compra na internet não é assim tão diferente do consumidor da loja física. Os tipos de clientes descritos – meticuloso, impulsivo, convencido, tímido, desconfiado, nervoso, simpático e conversador – existem tanto dentro quanto fora da internet.
É aqui que entra a importância da produção e gestão do conteúdo de sua loja virtual. O conteúdo deve ser elaborado de forma a atender e criar empatia com tipos tão diferentes sem ser esquizofrênico. Traduzindo: sua loja precisa estar recheada de informações para o meticuloso e o desconfiado; o impulsivo e o nervoso devem encontrar o que procuram facilmente; o simpático vai encontrar um canal para conversação, e por aí vai.
Analisar os perfis de compras na sua loja e adaptar o conteúdo a esses perfis é um trabalho que deve ser feito com constância e consistência, mas pense, a compensação vem na forma de conversão. Vale ou não vale a pena?
Leia a íntegra da matéria da Webinsider.