Marketing de Conteúdo precisa de estratégia. Mas antes disso, conheça algumas ferramentas para mandar muito bem!

Os benefícios da utilização de estratégias de marketing de conteúdo são, a cada dia, mais exaltados. Isso é perfeitamente comum, já que conteúdo para Marketing Digital representa uma inovação para a conquista de clientes. Mas, como esses recursos podem ser aplicados? Para responder essa pergunta, vamos apresentar aqui alguns dos principais tipos de conteúdo que podem favorecer a sua empresa no competitivo mundo do marketing digital.

As soluções apontadas aqui integram o conjunto de estratégias conhecido como Inbound Marketing. As estratégias que compõem o inbound são focadas na criação e compartilhamento de conteúdo para um público-alvo específico. O termo, em inglês, pode ser traduzido como “de entrada”, portanto, trata-se de um marketing projetado para promover a entrada de clientes. O objetivo dessas ações é conquistar a permissão de se comunicar diretamente com o potencial cliente da empresa em questão. Ou seja, através da produção de conteúdo você pode conseguir o contato das pessoas mais interessadas no trabalho do seu negócio, fazendo com que o seu envio de novos conteúdos e até mesmo de ofertas seja direcionado para o público mais adequado.

Vamos ver agora os principais formatos de conteúdo para o marketing digital.

1º – OTIMIZAÇÃO DE BUSCAS COM O USO DO SEO

SEO não é, na verdade, um formato de conteúdo para marketing digital, mas, uma estratégia que contribui muito para que esses conteúdos sejam eficientes no quesito atração de público.

O Search Engine Optimization (SEO) é, como o nome indica, um otimizador de buscas. A estratégia tem o objetivo de fazer com que o seu site seja bem recomendado pelos sites de busca (como o Google). Esses sites operam a partir do uso de palavras-chave, permitindo que seus usuários façam pesquisas a partir de termos que resumem o conteúdo que pretendem acessar. Sendo assim, para que um conteúdo ganhe destaque, é preciso estruturá-lo com a devida utilização dessas palavras-chave, empregando os termos mais buscados a respeito do assunto e garantindo a correta repetição dessas palavras (respeitando os limites mínimos e máximos exigidos, bem como evitando o uso indevido desse recurso).

A correta aplicação das palavras-chave mais procuradas em seu segmento, com a programação adequada para que o código do site esteja em conformidade com os requisitos de ranqueamento, garantem que o site obtenha bom posicionamento entre os resultados das pesquisas.

2º – PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS PARA BLOG

Artigos para blog são textos mais extensos do que os postados em redes sociais, o que possibilita o desenvolvimento mais completo de assuntos. Os temas elencados para as postagens devem ser instigantes, despertando a curiosidade e o interesse do leitor logo de início. Geralmente, os conteúdos são referentes a dúvidas, desmistificação de conceitos equivocados, apresentação de novidades, fornecimento de dicas, entre outros temas que “prendem” a atenção do visitante do site.

Basicamente, a produção de artigos para blog visa, como retorno, a captação de leads. Lead é todo visitante do seu site que demonstra interesse em seus produtos ou em consumir mais conteúdos do seu negócio. Essa “demonstração de interesse” se dá por meio da interação do visitante com os recursos disponibilizados pela sua página. Os visitantes podem ser convidados a cadastrar seus endereços de e-mail para que sejam notificados quando novas postagens estiverem disponíveis, ou para o recebimento de conteúdos exclusivos, entre outras possibilidades. Esse “contato” obtido pelo seu site é o chamado lead.

Uma das vantagens de possuir um   é a possibilidade de alimentar de conteúdos não apenas os clientes em potencial, mas também o público que já consome as soluções ofertadas pela sua empresa. Nesses casos, o marketing de conteúdo fideliza clientes, fazendo com que eles se mantenham conectados à sua marca.

3º – A ELABORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE E-BOOKS

Como em toda produção para marketing digital, a criação e publicação de e-Books deve visar a atração de público através da oferta de conteúdo relevante. O conteúdo é uma ferramenta. Se você distribui uma ferramenta útil, você certamente atrai público interessado.

Ao produzir um e-Book, você passa a possuir um produto muito mais elaborado do que as postagens de blog ou de redes sociais. Nesse formato, é possível compilar conteúdos mais densos, mais técnicos, com maior quantidade de informações.

Se esse produto é tão interessante, por que oferecê-lo gratuitamente? Primeiramente, você não precisa distribuí-lo, também é possível comercializar materiais como esses. Porém, a distribuição gratuita traz uma vantagem: imagine que um visitante do seu site se interessou muito pelo conteúdo do e-Book e deseja ter acesso a ele na íntegra. Se você disser que o único custo para essa aquisição é o fornecimento de um endereço de e-mail para contato, provavelmente ele irá ver essa “troca” como vantajosa. Assim, além de obter o retorno de um visitante, que expressa interesse pelo conteúdo da sua empresa, você ganha uma forma de entrar em contato diretamente com ele!

Isso tende a ser muito mais lucrativo do que a comercialização do conteúdo. Repare que, quanto mais o seu público digital confiar nos conteúdos de sua empresa, mais o nome de sua marca ficará gravado na memória desses potenciais clientes. Estes passam a ser como um terreno fértil para o recebimento de ofertas interessantes. As pessoas que seguem seus conteúdos já foram atraídas, já demonstraram interesse e, agora, estão a um passo de se tornarem compradoras de seus produtos ou contratantes de seus serviços.

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