como usar a vírgula

Antes que alguém fale, precisamos dizer que a pontuação utilizada no título deste texto não está correta gramaticalmente falando. Elas foram usadas de propósito para chamar sua atenção sobre este tema tão importante da Língua Portuguesa e da Comunicação. Afinal, saber como usar a vírgula é essencial para você e sua marca.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você não errar. Mas não se esqueça de que para aprender a escrever é preciso ler e ler muito conteúdo de qualidade e que também seja relevante para sua vida profissional e pessoal. Agora vamos falar sobre vírgula:

  • Listas: a vírgula é usada para separar elementos que você poderia listar. Exemplo: Nós vendemos textos para blogs, site, redes sociais, apresentações e materiais impressos.
  • Explicações ou orações adjetivas explicativas: quando você faz uma explicação no meio da frase, esta precisa ser separada do restante usando as vírgulas. Exemplo: Nós, responsáveis pela marca líder do mercado, temos uma novidade para você.
  • Adjunto Adverbial: essa classe de palavras serve para indicar alguma circunstância (tempo, lugar, modo etc.), quando uma delas inicia uma frase deve ser separada por vírgula. Exemplo: Hoje, nós queremos te oferecer os melhores conteúdos.
  • Conjunções: quando você usa as conjunções mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto e logo numa sentença deve utilizar a vírgula antes dela. Exemplo: Sabemos que estamos em crise, mas é preciso investir para alcançar os resultados.

Depois dessas dicas de como empregar a vírgula precisamos falar da maior regra de quando não utilizá-la: NÃO USE A VÍRGULA PARA SEPARAR O SUJEITO DO VERBO NEM O VERBO DO OBJETO.

Usar vírgula pode parecer meio complicado. Mas na verdade o seu uso é simples, o problema é a forma com que ela foi e ainda é ensinada. Temos certeza que alguma professora disse que ela servia para indicar pausas no texto, porém ela é utilizada em muitos outros casos, e como cada um fala de uma forma seria impossível existir uma regra como essa, não é mesmo?

A língua portuguesa é cheia de normas e exceções, mas com muita leitura e prática você acaba pegando o jeito e aprende a se comunicar melhor. Invista na sua comunicação!