curadoria

Provavelmente você já fez, seus concorrentes fazem e muitas outras empresas também utilizam esta estratégia. Fazer curadoria de conteúdo é bem comum hoje em dia.

A Internet democratizou a produção e o compartilhamento de informações, hoje existe muito conteúdo disponível na web. É claro que alguns são bons e outros nem tanto, mas há muita coisa que pode ser aproveitada. Seu papel como curador de conteúdo neste processo é simples: ser um filtro que vai selecionar o que há de melhor e mais interessante para seus clientes, oferecendo textos, imagens, vídeos, infográficos e outros materiais de diversas fontes.

É possível tornar o material ainda mais interessante quando você acrescenta resumos e opiniões sobre determinados assuntos. Com isso, sua empresa passa a ser uma fonte confiável e especialista em vários temas. Por exemplo, quando você seleciona conteúdos da área em que atua, fortalece seu posicionamento de marca no mercado e diante dos consumidores.

Se você faz uma boa curadoria de conteúdo, o consumidor passa a considerar seu site como uma das principais fontes de informação. E se eles confiam na sua capacidade de seleção e publicação, eles também confiam na qualidade dos seus produtos e serviços, colaborando com a fidelização do relacionamento com o consumidor.

Além de criar uma reputação positiva com clientes, também é possível construir uma relação com especialistas e influenciadores do mercado, porque quando você compartilha os textos e materiais deles, eles o veem como uma fonte divulgadora e isso pode facilitar a negociação de parcerias e trabalhos colaborativos.

Um ponto que não pode ser esquecido é SEMPRE dar crédito à pessoa que produziu o conteúdo, afinal aquele material, por lei, é de direito dela. Se possível, peça autorização para compartilhar.

Você precisa conhecer profundamente seu cliente para fazer curadoria de conteúdo para ele, assim você conseguirá encontrar e selecionar materiais que tenham assuntos relevantes, que despertam sua curiosidade e ajudam a resolver problemas do dia a dia. Além disso, é preciso estar consciente das tendências do setor, para demonstrar que você está atualizado.

O benefício de fazer curadoria de conteúdo é bem claro: você economiza tempo, poupa esforços, fortalece sua marca e melhora o relacionamento com seus públicos.