Já reparou que hoje em dia tudo começa pelo Google? Desde coisas rotineiras até as mais complexas, todo mundo recorre a ele para dar início às pesquisas antes de fechar uma compra ou contratar um serviço.

Por isso, saber otimizar seu site corretamente é tão importante para se destacar nas ferramentas de busca e sair na frente dos seus concorrentes.

Lembre-se que a maioria das pessoas somente acessa os sites que aparecem na primeira página dessa pesquisa. E para que seu site esteja entre eles existem algumas técnicas que você precisa colocar em prática.

Quer saber quais são? Então vem com a gente!

A importância de otimizar seu site

Não basta ter um bom produto, o melhor serviço, um atendimento mais eficaz, se ninguém souber que sua empresa existe. E atualmente a melhor maneira de se tornar conhecido é via internet.

Estar bem posicionado nos mecanismos de busca se tornou uma das estratégias de marketing digital mais eficientes. Otimizar o site para SEO, ou seja, montá-lo de modo que os motores de busca o encontrem e o indiquem para seus futuros clientes, está no topo do que precisa ser feito.

Um site bem posicionado pode ter duas origens: links patrocinados ou resultados orgânicos. Os patrocinados são os anúncios pagos para que os sites de busca o destaquem no topo da página de pesquisa. Já os orgânicos são os vindos do número de visitas que o site recebe. É aí que a otimização entra: quanto mais visitas, melhor o posicionamento.

E sabia que os orgânicos são mais considerados pelo público do que os patrocinados? Eles entendem que, se aquele site está em uma posição de destaque comparado aos outros, é porque tem um conteúdo relevante que vai ao encontro do que ele precisa.

Como fazer a otimização correta

Como dissemos anteriormente, o Google considera diversos fatores antes de colocar seu site na primeira página de pesquisa. Esses “detalhes” são denominados SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é um conjunto de técnicas e métodos que ajudam a melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos sites de pesquisa. Ele engloba desde o tamanho do título do seu texto, o uso de links internos e externos, e alguns outros pontos que vamos destacar agora.

Palavras-chaves

A otimização pede o uso de palavras-chave pertinentes ao conteúdo, produto ou serviço da sua empresa.

Para descobrir aquelas que atrairão mais vistas para o seu site, faça uso de ferramentas que auxiliem nesse processo. O Keyword Planner, o Google Trends ou a própria Pesquisa do Google são alguns dos recursos que ajudam a encontrar quais são as palavras-chave mais buscadas que trazem os melhores resultados.

Bom conteúdo

De nada adianta um site visualmente agradável se ele não tiver conteúdo. A proposta é — além de mostrar ao cliente o seu serviço — oferecer informações úteis, que tragam novos conhecimentos e que solucione seus problemas.

Para isso faça uso das estratégias de Inbound Marketing:

  • fique atento ao que seu público quer ler e escreva direcionado para ele;
  • elabore títulos curiosos, chamativos e inteligentes;
  • crie textos originais (cópias são absolutamente proibidas);
  • trabalhe para ter conteúdos bem escritos e relevantes;
  • distribua a palavra-chave de forma que não deixe o texto maçante;
  • utilize links que direcionem as pessoas a outros textos do seu site.

Bons conteúdos fazem com que as pessoas fiquem mais tempo no seu site, e esse também é um dos pontos considerados pelos mecanismos de busca para um bom ranqueamento.

Textos bem trabalhados também ajudam a criar autoridade. Ser referência para outros sites do mesmo segmento — e ganhar links que direcionam para o seu site — ajuda nessa questão, traz credibilidade e, por consequência, melhor posicionamento nas pesquisas.

Navegabilidade

Considere o fato de que muitas pessoas utilizam a internet do celular na maior parte do tempo. Por isso, seu site deve abrir em dispositivos móveis rapidamente, e sem perder as funções de navegação.

Mantenha um layout visualmente agradável, e com navegação intuitiva. Ajude seu público a encontrar o que procura sem precisar dar muitas voltas, ou corre o risco que eles desistam e pesquisem em outras fontes.

 

Por mais que seu objetivo principal seja atrair mais clientes e aumentar as vendas, somente apresentar o seu produto ou serviço não basta. Conquistá-los com informações e ideias que mostre que sua marca traz mais à vida deles é o que faz a diferença e ajuda a fidelizar cada vez mais o público.  E para conseguir um bom ranqueamento e alcançar tudo isso, saber como otimizar seu site corretamente é fundamental.

Uma boa estratégia de marketing engloba diversos detalhes, e esse é apenas um deles. Para saber todos os outros acompanhe a Casa do Texto nas redes sociais, e fique por dentro de tudo!