Se você acha que os blogs são plataformas ultrapassadas que não têm mais tantos cliques hoje em dia, meu amigo (a), você está muito enganado!

Essa é uma ferramenta cada vez mais utilizada para produção de marketing de conteúdo, e está entre as principais aliadas de empresas que querem comprovar autoridade no seu nicho de mercado. Quer saber como fazer isso? Vem com a gente!

 

Por quê? Quando? Como?

 

Conteúdos para o seu blog: por que postar?

A verdade é que existem diversas vantagens em criar conteúdos contínuos para o blog da sua empresa. Essa estratégia colabora com a propagação da marca, aproximação do público-alvo, impulsionamento em pesquisas, entre outros benefícios.

É matemático: quanto maior o número de posts com conteúdos relevantes, maior será a visitação na sua página e, por consequência, a percepção dos visitantes de que o seu negócio é autoridade no assunto.

Mas calma lá! A intenção não é metralhar inúmeros posts para conquistar esse reconhecimento. Lembre-se que as publicações devem conter um conteúdo interessante, que ofereça uma leitura reflexiva aos leitores e que, em paralelo, mostre o quanto você e o seu negócio estão por dentro do segmento que atuam.

Funciona mais ou menos assim: digamos que você tem uma corretora de seguros. O seu blog será voltado para postagens sobre esse nicho de mercado, certo? Então ali você publicará artigos sobre o conhecimento da Tabela FIPE; o motivo da alteração de preços anuais; a importância de cotar em diferentes companhias; os índices de sinistro para determinados modelos de veículos e assim por diante. Ou seja, assuntos pertinentes à área, que vai despertar no seu leitor — cliente em potencial — a sensação de que sua corretora é, sem dúvida alguma, expert no assunto.

Essa reputação é uma forma efetiva de estreitar os laços com os leitores o que, consequentemente, traz muitos benefícios para a sua empresa. Ao perceberem no seu negócio um especialista sobre o tema apresentado, é fato que os consumidores o escolham perante os concorrentes.

Além disso, ao encontrarem artigos que se identifiquem, logo acontecem as curtidas, compartilhamentos e indicações aos amigos. Ou seja: a divulgação da sua empresa de forma espontânea. Fora que é muito bom também ser considerado referência na área de atuação, não acha?

Quando postar?

Amigo (a), não existe hora certa. Mas uma coisa nós garantimos: futuramente você vai se arrepender de não ter começado antes!

O blog funciona como uma espécie de diário. Imagine que, se sua empresa tivesse um diário, quais seriam os seus primeiros artigos?

Normalmente você vai acabar pensando em temas que tenham a ver com os seus serviços e produtos, e essa é uma ótima maneira de começar. É importante, porém, criar artigos de qualidade, que unam informações relevantes, diversificadas e atuais para o leitor. Se você apostar apenas em anúncios comerciais, certamente, logo o seu blog deixará de receber visitas.

Ainda pensando sobre “quando postar” é fundamental seguir uma periodicidade nas postagens. Publicações regulares, além de manter o seu blog em uma boa posição nos sites de pesquisa, ainda despertam no seu público uma confiabilidade de que lá é um bom lugar para acessar informações interessantes sobre determinado assunto. Por outro lado, postagens pontuais ou raras despertam um sentimento de desconexão nos leitores, fazendo com que eles deixem de acessar a sua plataforma.

Como postar?

No início, criar esses conteúdos pode parecer uma tarefa difícil, ainda mais com determinada periodicidade. Vamos com calma! O primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo, quais os seus costumes, estilo de vida e interesses. Sabendo disso, meio caminho já foi percorrido.

Agora, a tarefa é: unir o que é relevante para esse público a um assunto que vá ao encontro do seu negócio. Inclusive, uma grande forma de acertar na relevância dos artigos para o seu público-alvo é desenvolvendo uma espécie de modelo do seu cliente, a chamada “persona”.

Nós da Casa do Texto, que adoramos criar conteúdos interessantes para os nossos leitores, já ensinamos isso no artigo: “Como minha empresa se torna “interessante” nas redes sociais”. Vale a pena dar uma conferida!

Aliás, criar conteúdo para blogs é, modéstia a parte, uma das nossas especialidades. Então caso não sobre aquele tempinho para o desenvolvimento desses artigos, ou você não saiba por onde começar e quer contar com um time de peso para isso, pode contar com a gente!

A Casa do Texto fala exatamente a linguagem da sua persona, unindo negócio, informação, relevância e, claro, resultados. Quer saber mais? Vem pra Casa!