Ser “interessante” nas redes sociais é algo subjetivo. O que pode ser considerado o máximo para uma pessoa pode não ser para outra. E tá tudo bem receber algumas críticas, acontece. Porém, para evitar “haters” constantes, direcionar informações pertinentes e conquistar mais interações é importante conhecer o seu público alvo. Para isso, crie uma persona do seu cliente, se fazendo perguntas como:

  • A maioria dos meus clientes são homens ou mulheres?
  • De que faixa etária?
  • Qual o seu estilo de vida?
  • O que eles gostam de fazer?
  • Que informação sobre o que eu sei é relevante para eles?

Pode apostar, com essas respostas rápidas já é possível pensar em publicações assertivas, que agradem essa parcela de pessoas e que, por consequência, irá aumentar rapidamente a popularidade da sua empresa para os clientes. Além disso, dependendo do grau de satisfação do leitor com o seu post, ele ainda pode compartilhá-lo para os seus amigos. Você quer marketing espontâneo, @?

Por que minha empresa deve estar conectada?

Cá entre nós, é normal dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais entre uma tarefa e outra para se atualizar das últimas notícias e postagens, conferir uma mensagem, compartilhar um conteúdo e assim por diante. Essa é uma atitude extremamente comum e que prova a enorme influência que a tecnologia tem atualmente no nosso cotidiano. Uma pesquisa desenvolvida pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite aponta que o brasileiro passa, em média, cerca de nove horas diárias acessando a internet, seja ouvindo música, trabalhando ou trocando mensagens. Destas, três horas são totalmente destinadas às redes sociais.

Outra forma de perceber este “boom” que as redes sociais deram nos últimos anos, é analisar se há uma década, por exemplo, era comum ver um enorme número de pessoas conectadas de uma só vez em um aplicativo ou site. Essa mudança no comportamento social reflete diretamente na sua empresa. Afinal, mudaram-se os hábitos, os costumes e, por consequência, as formas de fazer negócio. É preciso reformular as estratégias conforme as mudanças para não ficar de fora dessa evolução. As redes sociais são locais perfeitos para se fazer negócio. Afinal, as empresas têm a oportunidade de se aproximar do seu público-alvo de maneira estratégica, econômica com grandes chances de alcançar bons resultados.

Quais os principais benefícios das redes sociais?

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Ainda não se convenceu? Então vamos lá! Veja essa lista de benefícios que a utilização de uma rede social garante para a sua empresa:

  • Estreitar os laços com o público-alvo;
  • Propagar sua marca por plataformas sociais é inúmeras vezes mais econômico que outros modelos de propaganda;
  • Os seus concorrentes também estão lá, então vale dar uma olhadinha em como eles estão se saindo;
  • O crescimento na visibilidade da sua página está diretamente ligado ao crescimento nas vendas
  • Clientes insatisfeitos também vão utilizar a sua página para reclamar. Taí uma ótima forma de garantir eficiência em pós-vendas e aplicar melhorias.

Por onde e como começar?

O Instagram, o LinkedIn e, principalmente os blogs, por exemplo, estão entre as redes sociais que mais promovem interação diariamente e, inclusive, oferecem templates especializados para comércio. Ou seja, uma ótima maneira de começar.

Para garantir reconhecimento do seu negócio por lá, a criação de uma página com a finalidade de promover os seus produtos/serviços e também postar informações relevantes, que estimulem a interação do público-alvo é uma ótima opção. É importante, porém, sair da caixa e não ficar preso apenas em postagens comerciais.

Se você tem uma loja de chocolates, por exemplo, não fique apenas no “compre bombons” ou “promoção de bombons” muito menos só produza conteúdos na Páscoa ou dia dos namorados. É importante ser interessante, estar presente, engajar leads, ser uma fonte de informações contínuas. Calma! Você não está saindo da sua área de atuação. Pelo contrário: você está se aproximando do público, provando de que a sua empresa compartilha das mesmas idéias e que é sempre uma ótima opção fazer negócio contigo.

Perceba: nós, da Casa do Texto, somos uma agência de comunicação especializada em diversos serviços – inclusive, criação de conteúdos para a sua empresa, hein? #FicaaDica – no entanto, seria chato da nossa parte postarmos apenas conteúdos que levem os nossos seguidores a contratarem serviços. Por isso, preferimos postar dicas de ortografia, de leitura, artes e fotos. Conversando diretamente com os nossos leitores, com mensagens relevantes e também artigos colaborativos como este.

Nós sabemos, no primeiro momento, essa nova forma de interação pode parecer algo muito diferente e que levanta inúmeras dúvidas. Porém, acredite, é bastante divertido lidar com o cliente através das redes sociais e colher as percepções que ele tem sobre a sua empresa diretamente da fonte – principalmente quando o objetivo é trabalhar com melhorias contínuas.

Aposte na inovação! E se precisar de ajuda, já para a Casa!