relatório de sustentabilidade

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e para o que serve o Relatório de Sustentabilidade GRI, neste artigo você vai poder esclarecer todas elas, e levar respostas para que a sua empresa tenha motivos para usar esse tipo de relatório.

O que é Relatório de Sustentabilidade GRI?

Em 1997, ambientalistas e ativistas sociais criaram a Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos que desenvolve uma estrutura de relatórios de sustentabilidade usados por inúmeras empresas no mundo todo.

Todas as empresas apresentam o seu balanço financeiro para os seus investidores ao fim do seu ano fiscal. O que o balanço financeiro ignora são outros indicadores, metas e objetivos que uma empresa deve cumprir ao exercer a sua função. Por estarem inseridas na sociedade, as empresas também possuem obrigações referentes ao meio ambiente. E estes devem ser mencionados e apresentados tanto para os investidores, quanto para funcionários e para o público geral.

Relatório de Sustentabilidade GRI: estratégia de comunicação

Aliás, o Relatório de Sustentabilidade GRI serve como um meio de comunicação e deve ser direcionado para o público geral para mostrar que a sua empresa está empenhada em ser sustentável e se importa com o meio ambiente. Se for utilizado com sabedoria, isso com certeza também irá impactar positivamente no balanço fiscal.

Como o próprio nome já diz, o Relatório de Sustentabilidade é um documento que tem por objetivo medir o desempenho sustentável de uma empresa. Indicadores econômicos, ambientais e sociais tem impacto no relatório e ajudam a qualificar o cumprimento de metas propostas, além de estabelecer novas de acordo com o objetivo alcançado.

Ao fazer o Relatório de Sustentabilidade GRI a empresa tem o poder de externar as suas políticas e ideologias. É por isso que a GRI tem como objetivo tornar o Relatório de Sustentabilidade tão comum quanto os tradicionais relatórios financeiros. E para isso a plataforma está disponível nos mais variados idiomas, incluindo o português.

Relatório GRI: alinhamento com os principais indicadores globais de sustentabilidade e governança

Além de saber o que é o Relatório de Sustentabilidade GRI, é necessário saber da sua importância global. Atualmente o GRI está alinhado com a Declaração Internacional dos Direitos Humanos, ao Pacto Global, aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aos padrões ISO, a códigos de conduta e ética. Fora isso ele serve como indicador de sustentabilidade da bolsa de Nova York (DJSI) e de Londres (FTSE4good). Já no Brasil, o GRI está ligado ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, os Indicadores de Auto-avaliação do Instituto Ethos, as melhores práticas propostas pelo Instituto Brasileiros de Governança Corporativa (IBGC) e muitas outras que podem beneficiar a sua empresa.

O Relatório de Sustentabilidade GRI é uma importante ferramenta para as empresas que buscam se valorizar de diferentes formas e que se importam com a sociedade na qual estão inseridas. Olhar para fora da caixa também pode trazer vantagens para o caixa de uma empresa.