♦ Spoiler Alert: No final deste texto temos um super presente para você! ♦
2019 vem aí! Por isso, agora, é a hora perfeita para fazer o planejamento de tudo que pretende desenvolver no novo ano. E isso inclui a sua estratégia de marketing!
Certamente, você já sabe da importância de produzir bons conteúdos para o seu público. Mas saber também quando entregar essa produção é tão importante quanto o conteúdo em si. Afinal, de nada adianta ter textos perfeitos, cheios de informações, se eles não chegarem da maneira certa até os seus leitores.
Quer saber como fazer isso da melhor forma possível? Vem com a gente!
A importância de distribuir conteúdo corretamente
Você está aí olhando para o notebook com várias ideias na cabeça, então começa a produzir diversos textos para o seu público (ou passa esse serviço para uma equipe super especializada, tipo nós! 😉).
Conteúdos prontos, hora de postá-los no blog e nas redes sociais da sua empresa. Acontece que você se empolga tanto que acaba postando tudo de uma vez. “Beleza, assim os leitores terão bastante coisa pra ler, e ficarão um tempão na minha página” Será? 🤔
Ou ainda: tem um “estoque” imenso de bons textos, mas deixa tudo no Drive porque nunca se lembra de publicar. 😨
Seja qual for a sua situação, saiba que nenhum desses exemplos trarão benefício algum para a sua marca.
Produzir bons conteúdos é fundamental para atrair público. Isso aumenta o engajamento e o fluxo de visitantes em suas páginas e redes sociais, contribui para mais compartilhamentos, e faz com que a sua marca se torne cada dia mais conhecida.
O resultado de tudo isso? Com a produção de conteúdo você consegue transformar simples visitantes em leads e, depois, em clientes fiéis do seu produto ou serviço! 👏🏻👏🏻👏🏻
Por tudo isso, saber como promover todo o conteúdo desenvolvido é tão importante. Só assim você e sua empresa conseguirão o alcance necessário para ter autoridade na internet e aumentar suas vendas.
O que deve ter um calendário de postagens
A melhor forma de organizar e controlar quando fazer as publicações é utilizando um calendário de postagens.
Não existe um modelo pronto que deva — obrigatoriamente — ser seguido, tão pouco uma regra ou fórmula mágica. Ou seja, ele pode ser adaptado conforme as necessidades da sua marca e da estratégia de marketing que está trabalhando. De modo geral, um calendário de postagens pode ser dividido em três momentos: programação, desenvolvimento, e postagem.
1 – Programação: Calendário de postagens
A ideia aqui é ter um calendário em um formato que permita visualizar facilmente o mês inteiro. Assim, você consegue montar um cronograma de publicações, ficando muito mais fácil distribuir os conteúdos que serão postados.
Esse calendário também é ideal para anotar todas as datas importantes, tais como o aniversário da sua empresa, ou sugestões de posts que podem ser feitos, como o Dia do Cliente, por exemplo. Estando ao alcance dos olhos é impossível esquecer de criar algo bem legal para compartilhar com os seus leitores.
2 – Desenvolvimento: Elaboração de Pautas
Esse é o espaço para anotar todos os temas que precisam ser desenvolvidos em forma de conteúdo. Informações sobre a palavra-chave que deve ser utilizada, etapa do funil, CTA, orientações para o desenvolvimento do texto, e referências de pesquisa, devem fazer parte desse campo.
Com todas essas informações fica muito mais fácil criar textos de acordo com a sua persona. E mesmo que não seja você a criá-los, quem pegar as anotações saberá exatamente o que fazer.
3 – Postagem: Controle de postagens
Como o próprio nome sugere, o controle de postagens serve para anotar a data em que foi feita cada publicação, bem como em qual canal ela foi disponibilizada (Blog, Facebook, LinkedIn, etc).
Assim, fica mais fácil e rápido visualizar tudo que você ofereceu para os seus visitantes, dar seguimento em algum tema, ou ir intercalando os assuntos.
O melhor calendário de postagens
Entendeu agora por que ter um calendário de postagens é tão importante para a sua marca? Ele ajuda não apenas a distribuir corretamente o conteúdo para o seu público, como também facilita o seu trabalho, deixando tudo muito mais dinâmico.
Quer um super exemplo? O Calendário de Postagens da Casa do Texto! Simples, mas muito funcional, ele contempla os pontos que citamos neste texto, além de informar todas as datas comemorativas que podem ser importantes para o seu negócio e para o marketing da sua empresa.
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