comunicação integrada

Informação é poder, isso ninguém questiona mais. Na era da velocidade, dados circulam por todos os lugares em todos os tempos, e quem consegue dar sentido a todo esse movimento sai na frente quando o assunto é comunicação.

O que acontece é que, nas empresas, a informação não é estruturada. (ok, posso estar generalizando, então leia ‘na maioria das empresas’ se isso faz mais sentido para você). Ou seja, cada vez mais ampliam-se os canais de comunicação e a estrutura interna das empresas, em contrapartida, fecha-se em feudos, disputando atenção, informação e verbas, é claro.

A comunicação interna está a cargo do RH, o mercado fica sob responsabilidade do marketing e ainda há que se pensar em assessoria de imprensa e marketing digital, que muitas vezes ficam com uma agência externa. Essa desestrutura, em que todos traçam sua própria estratégia de ação, faz com que a empresa, que deveria ter uma voz única, pareça mais com uma colcha de retalhos para o mercado, algo como um Frankenstein, em que cada um quer encaixar a sua área sem ter claro qual o real impacto da comunicação como um todo.

george clooney

Comunicação Integrada

 

Comunicação por demanda

Comunicação por demanda

 

 

 

 

 

 

Acontece que toda empresa tem – ou deveria ter – missão, visão e valores definidos, e são esses os conceitos que ela deve refletir, clara e diretamente, em todos os seus canais de comunicação.

Os objetivos e valores da empresa devem ser claros para todos os públicos que ela impacta. Não é mais suficiente mostrar ao mercado O QUE a empresa faz, é preciso dizer COMO ela faz. É claro que a linguagem e a informação são adequadas a cada público: o cliente é quer receber um tipo de informação diferente da que o governo precisa, por exemplo, e as ferramentas e linguagens devem ser adequadas a cada um desses públicos.

No entanto, a voz da empresa é única! Trabalhar estrategicamente a comunicação significa ter esse conceito por trás de todas as ações, para que todas as falas realmente façam sentido. E aí temos mais um conceito envolvido, o da transparência. Mas isso é outro assunto.

E a sua empresa, pratica a comunicação integrada?