“Ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para a sua própria produção
ou a sua construção”
Paulo Freire
Em uma geração em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, nas relações pessoais, e até na maneira de interagir com o mundo, como os professores podem usar esse recurso a favor de um ensino mais rico? Ou ainda, como controlar seu uso de forma justa, impedindo que ela interfira no crescimento intelectual, no desenvolvimento ou no rendimento dos alunos?
Uma coisa é certa, a tecnologia mudou o comportamento e rotina de todos nós, e chegou até as salas de aula. Neste dia 15 de outubro chamamos você para uma reflexão: até onde ela beneficia nossas escolas e colaboram com o papel dos educadores?
O papel do educador e as novas relações em sala de aula impostas pela tecnologia
A existência da tecnologia e todos os benefícios que ela traz é algo que, definitivamente, não se pode negar. Entretanto, ela não pode ser um ponto prejudicial para a educação dos alunos, ou ainda, para a relação entre eles e seus educadores.
Por mais que ela venha para somar informações e conhecimentos facilitando, inclusive, o acesso a eles, ainda cabe ao professor o papel de protagonista dentro de uma sala de aula. Justamente por conta disso, a tarefa dos educadores é garantir que a tecnologia durante a aula seja utilizada com limites positivos para fins de estudos e pesquisas, nunca para distrações que comprometem o avanço do aprendizado.
Um dos maiores desafios dos educadores frente a tecnologia é trabalhar de forma conjunta com os novos meios de comunicação existentes, permitindo que essa nova linguagem faça parte das salas de aula como fonte de apoio pedagógico em aulas presenciais, assim como ela é altamente benéfica em ensinos à distância.
Porém, por mais tecnologia que um ambiente escolar disponha, ainda cabe somente ao professor a função de qualificar os alunos para uso dessa praticidade, inclusive, incluindo-os nessa cultura digital.
Além disso, apenas um educador consegue capacitar uma pessoa a desenvolver sua escrita, leitura, interpretação, raciocínio para, só depois, estar apto para utilizar a tecnologia de maneira adequada.
CURIOSIDADE: Como surgiu o Dia dos Professores?
E por falar em aula, vamos agora com um pouco de História.
No dia 15 de outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I instituiu um decreto criando o Ensino Elementar no Brasil. Nele, foi determinada a criação de escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do Brasil.
Esse decreto também estabelecia a regulamentação dos conteúdos que deveriam ser ministrados, além das condições de trabalho de todos os professores, incluindo suas remunerações.
No ano de 1947 o professor Salomão Becker, juntamente com três outros profissionais dessa área, considerou interessante que essa mesma data fosse usada como um dia de confraternização e homenagem a todos os professores – além da necessidade de precisarem de uma pausa durante o segundo semestre, tão cheio de aulas.
Mas foi somente em 1963, que um decreto federal aprovado pelo então Presidente João Goulart oficializou a data como o Dia do Professor.
Afinal, o que podemos concluir com tudo isso? Muito simples: mesmo com todo esse apoio e facilidade de acesso à informações que a tecnologia traz, sempre será necessária a presença de um professor para mediar o conhecimento, trazendo aos alunos experiências, orientações e vivências que nenhuma máquina, nunca, será capaz de substituir.
Parabéns a todos os professores!