A conferência anual “Masters of Marketing”, da Association of National Advertising, em Orlando, trouxe discursos com afirmações e conceitos polêmicos. Em especial as declarações do presidente global de bebidas da PepsiCo, Brad Jakeman, ele defendeu que o modelo de comunicação está ultrapassado e que a publicidade é baseada num modelo de conteúdo poluente.
Em sua fala ele focou muito nas agências de publicidade, principalmente porque as marcas estão contratando-as para fazer campanhas globais, quando, na verdade, é necessário regionalizar a comunicação e propor inovação nos conceitos. Caso contrário, este modelo pode facilmente romper, visto que não acompanha as mudanças sócio culturais.
Quando faz críticas à falta de inovação na comunicação, ele não está falando de investimentos em marketing digital, na verdade ele acredita que exista apenas o marketing, e que na maioria das vezes utiliza de plataformas e métodos digitais para atingir os objetos de comunicação.
Além de questionar a modelo e a organização das agências, destacando a característica homogênea da área e a crise de inovação, ele também afirma que os profissionais de marketing das empresas, mesmo propondo ações criativas, não conseguem acompanhar as mudanças do setor e do comportamento dos consumidores.
O modelo atual de mensuração ainda aplica métricas e conceitos ultrapassados. Segundo Jakeman, existem empresas que só baseiam o subsídio de marketing a partir de investimentos, não valorizando o conteúdo produzido pelos consumidores da informação (prosumers), teoricamente sem custo, e que agrega muito valor às marcas.