endomarketing

A crise financeira é eminente e atinge todos os setores da economia. As empresas têm focado todos os esforços na redução de custos e em melhorias operacionais para aumentar seu potencial competitivo e continuar no mercado.

Visto que o maior patrimônio das companhias é o capital humano, é preciso investir nos colaboradores, porque sem eles não é possível realizar nada. O discurso é muito bonito, mas na prática não é bem assim que funciona. Muitas empresas estão enfrentando dificuldades financeiras e disponibilizam de pouca verba para o desenvolvimento dos funcionários.

A solução para este problema pode estar no endomarketing. Hoje não basta que os colaboradores conheçam a missão, a visão e os valores da companhia, é necessário que eles saibam aplicar esses conceitos, de forma estratégica, nas suas atividades diárias.

Por meio de uma pesquisa informal com os funcionários é possível iniciar as ações de endomarketing. Com os dados que foram coletados serão identificados os problemas de clima organizacional que a empresa enfrenta e propor soluções.

A principal função das ações de endomarketing neste processo é colaborar com a comunicação dentro da empresa. As informações devem ser adaptadas para que todos possam entender, sem nenhum ruído. Assim os colaboradores conhecerão as metas e objetivos da companhia e poderão cooperar para que sejam atingidos.

Essa cooperação pode ser ampliada com programas de desenvolvimento dos colaboradores, visto que funcionários motivados estão mais dispostos a apoiar nas decisões sérias da empresa com comprometimento e transparência, nos momentos de crise.

Após a superação da crise, você terá funcionários engajados no desenvolvimento da companhia. Enquanto seus concorrentes que não investiram em endomarketing contribuíram para a criação de um clima de trabalho ruim.

Portanto as ações de endomarketing contribuirão com o desenvolvimento de um diferencial competitivo durante a crise, para que após superá-la a empresa fique a frente de seus concorrentes.