persona

Criar a persona da sua empresa é um dos primeiros passos que precisa ser feito dentro de uma estratégia de marketing. Afinal, a persona é o seu cliente ideal, aquele que você deseja atender sempre!

Somente com essa definição é possível trabalhar de maneira pontual com esse cliente, atendendo suas necessidades de produtos, serviços e conteúdos.

O resultado disso? Um trabalho de marketing bem direcionado, com objetivo, sem perda de tempo nem dinheiro e, consequentemente, o aumento das suas vendas!

Veja algumas dicas de como montar a sua persona!

Sobre as perguntas

Não existe um questionário pronto, tão pouco um modelo padrão a ser seguido. Porém, quanto mais informações você conseguir, melhor será para montar a persona ideal.

Veja algumas sugestões de perguntas:

Informações pessoais

  • Nome;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Se tem filhos e número de filhos;
  • Cidade e Estado onde mora;
  • Classe social.

Informações profissionais

  • Profissão;
  • Área de atuação;
  • Cargo;
  • Tempo de serviço;
  • Renda.

Comportamento pessoal

  • Quais os hobbies?
  • Tem hábitos de leitura?
  • Para que utiliza a internet?
  • O que faz nos momentos de lazer?
  • Quais os assuntos que mais despertam interesse?
  • Quais são as responsabilidades e tarefas diárias, tanto pessoal quanto profissional?
  • Quais os objetivos de vida?
  • Quais as frustrações?
  • Quais as necessidades?

Comportamento de compra

  • O que ou quem influencia nas decisões de compra?
  • Costuma comprar por meio digital ou é prefere comprar em lojas físicas?
  • Frequenta shoppings?
  • O que busca na hora da compra: praticidade, comodidade, preço, qualidade?
  • O que levaria a não comprar um determinado produto, ou a não adquirir um serviço similar a esse?

Desejos

  • Quais são as principais dúvidas?
  • Quais são os problemas?
  • O que gostaria de fosse resolvido?

Contato

  • Quais os melhores meios para entrar em contato ou passar informações sobre esse produto/serviço: e-mail, blog, redes sociais, outros?

A criação da persona é fundamental para que seu planejamento de marketing e conteúdo tenha um direcionamento. Somente após saber as dores e necessidades dela será possível criar conteúdos relevantes e que agreguem verdadeiramente valor.