Newsletter é o nome dado para um boletim eletrônico enviado por e-mail periodicamente para os seus públicos de interesse com informações relevantes sobre sua empresa ou a área em que ela atua.
Diferente do e-mail marketing – ou mala direta eletrônica -, que trabalha principalmente com promoções, a newsletter trabalha com o foco principal de construir e/ou consolidar o relacionamento com o cliente.
Quando você abastece o seu prospect ou cliente com um conteúdo relevante e confiável sobre sua área de atuação, cria um relacionamento que o estimula a procura-lo.
O objetivo principal de uma newsletter é criar relevância para sua empresa sobre determinado assunto e transformá-la em referência no mercado. Para isso, é imprescindível que o envio de informações seja feito de forma constante com informações que façam sentido para o seu público-alvo.
Dicas para fazer uma newsletter
A newsletter é uma ferramenta poderosa para atingir seus públicos-alvo: clientes, prospects, fornecedores, colaboradores. Mas antes de começar a escrever sobre todo e qualquer assunto, é preciso estabelecer uma estratégia de comunicação.
Seja útil, não tome o tempo do seu público com informações que não interessam a ele.
Escreva corretamente. Um texto com erro compromete a imagem da sua empresa.
O design também é importante. Uma boa apresentação motiva o usuário a ler a newsletter.
Estabeleça uma periodicidade e mantenha. Você conquistou o seu público, não o deixe falando sozinho.
E por fim, mas muito importante, estabeleça um objetivo claro para o envio da newsletter e trace um processo para que os resultados aconteçam.
Boa sorte!