No mês passado, a Casa do Texto completou 10 anos! Uhuu!!! Coincidência ou não, estamos acreditando que 10 é o número do momento.

Se você costuma usar o Instagram viu que na última semana a sensação foi o desafio dos 10 anos. Usando as hashtags #10yearschallenge e #10yearchallenge milhares de usuários da rede social — incluindo celebridades e, lógico, o pessoal da Casa do Texto — se divertiram postando fotos atuais comparando-as com fotos de uma década atrás.

Mas será que foram só as pessoas que mudaram nesse período? Veja como era e como ficou a comunicação dentro das empresas, e entre elas e o público também.

 

 

A ano é 2009: como era a nossa comunicação?

Pense como um consumidor: como você comprava algo 10 anos atrás? Como recebia informações sobre novos produtos, novas tecnologias, entre outras coisas?

Em um mundo não tão distante assim, em 2009 já tínhamos pleno acesso à internet. Porém, nem toda a comunicação que usamos atualmente através dela existia.

Agora, direcione o seu pensamento para o trabalho: como você se comunicava com seus funcionários? Ainda não tinha a sua própria marca? Ok! Então responda: como era a comunicação entre as pessoas na empresa onde trabalhava na época? E com as outras empresas, como vocês se comunicam?

Certamente, uma das ferramentas que vêm a nossa mente é o e-mail. Não tão popular hoje em dia — porém, ainda muito útil e, sim, muito utilizado — inicialmente o e-mail era uma das principais formas de trocar mensagens, especialmente as profissionais.

Com o passar do tempo tudo ficou mais rápido e dinâmico. A maneira de se comunicar ganhou nova velocidade e diversos aplicativos surgiram para contribuir ainda mais com essa “sede de informações”.

O WhatsApp, por exemplo, é um dos aplicativos que se fosse participar do #10yearschallenge teria que postar uma foto da sua certidão de nascimento.

Criado em 2009, o WhatsApp rapidamente caiu no gosto mundial. Tanto que, em apenas quatro anos de existência, já havia batido o recorde do Facebook com o mesmo tempo de vida, contando com duas vezes mais usuários.

E olha que naquela época ele nem pertencia ao menino empreendedor Mark Zuckerberg, que somente comprou o WhatsApp em 2014.

Como se tornou uma forte ferramenta de comunicação, inclusive no meio empresarial, o WhatsApp lançou em 2018 a sua versão Business, voltada exclusivamente para empresas.

 

Quais as outras formas de comunicação entre empresas e público?

Quando se fala em comunicação, ainda mais tendo a internet como veículo, quanto mais rápido as notícias chegarem melhor.

Redes sociais que antes tinham apenas como foco o entretenimento acabaram sendo “invadidas” pelas empresas que viram ali uma excelente maneira de chegar até o seu público-alvo.

O Facebook, por exemplo, foi criado em 2004, e teve sua primeira versão em português em 2008. Mas somente em 2011, quando a empresa abriu um escritório aqui no Brasil, que ele realmente ganhou força entre nós, se tornando uma das principais e mais acessadas redes sociais. Ou seja, uma excelente porta para divulgação de marcas e serviços.

O Twitter — tadinho, não tão badalado hoje em dia, mas mesmo assim ainda muito funcional para mensagens rápidas, propagação de novidades e informativos de novos posts, por exemplo — foi criado em 2006, se tornando mais conhecido em terras tupiniquins em 2011, quando ganhou sua versão em português.

Já o Instagram é uma das redes sociais mais recentes. Lançado em 2010, ele mesmo não poderia participar do #10yearschallenge — que contraditório! Seu grande auge aconteceu em 2012, com o lançamento da versão para Android e sua compra pelo menino Mark (sim, aquele beeeeem empreendedor).

 

A comunicação em 10 anos: o que mudou?

Outro que chegou com tudo em 2009 foi o Inbound Marketing, ou o marketing de atração. 

Esse conceito foi criado em 2006 pela empresa Hubspot, mas somente três anos depois se tornou a estratégia mais popular para conversão de cliente. Isso ocorreu após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.

O Inbound Marketing visa atrair público e convertê-lo em cliente usando, para isso, conteúdos relevantes.

Diferente da forma de venda de anos atrás, em que as empresas iam atrás dos clientes, no Inbound são criados conteúdos que trazem respostas e soluções para os problemas do público-alvo e, assim, é o cliente que chega até a sua marca.

Mas para isso é preciso saber falar com o público. A forma que você usa as ferramentas que hoje temos disponível é o que, de fato, traz resultados para a sua estratégia.

No decorrer desses 10 anos a Casa do Texto cresceu em número de clientes e em qualidade. Ou melhor, o crescimento da nossa qualidade é que fez com que o número de clientes aumentasse.

Aqui, trabalhamos a comunicação — seja entre empresa/cliente, empresa/empresa, empresa/funcionários — de forma assertiva.

Não basta saber o que falar, é primordial saber como falar.

Para cada ferramenta e rede que chegou até nós na última década há um conteúdo correto a ser produzido, bem como a forma certa de se comunicar.

E você e sua marca, mudaram muito nos últimos 10 anos? Que tal mudar ainda mais? Vem pra Casa!

#10yearschallenge   #10yearchallenge   #nossodesafioécrescer   #teamcasa

 

Curiosidades de 2009

Só para não perder a vibe nostálgica, veja o que foi destaque no mundo em 2009:

  • o filme “Quem quer ser um milionário?” ganhou o Oscar;
  • o mundo perdia Michael Jackson e Patrick Swayze;
  • Barack Obama foi eleito presidente dos EUA pela primeira vez;
  • nas rádios brasileiras Victor e Léo cantavam sem parar que “borboletas sempre voltam”, enquanto João Bosco e Vinícius seguiam a mesma linha de remember e diziam para a pessoa “chorar e ligar para eles novamente”;
  • Lady Gaga lidava com os “Paparazzi”, enquanto Beyonce (estouradíssima mundialmente) pedia em “Single Ladies” uma aliança em  seu dedo.