Você deve estar se perguntando qual a relação dos fóruns de discussão com marketing de conteúdo. Se você ainda não entendeu pare e pense mais um pouquinho, vamos lá?
No marketing de conteúdo você produz conteúdo relevante para as personas definidas no seu planejamento. Elas têm certas necessidades, desejos e problemas que você pretende atender ou ajudar com as informações que deixará disponíveis para elas. Mas acontece que, às vezes, com as pesquisas não chegamos a descobrir o que realmente elas querem, ou até mesmo não há verba suficiente para contratar uma empresa que faça esse trabalho.
Por isso, os fóruns de discussão são essenciais para sua estratégia de marketing de conteúdo. Como falamos no início, é lá onde as pessoas expõem suas necessidades e dúvidas, imagina que demais se uma marca aparece lá e começa a respondê-las?
Você não precisar utilizar a plataforma do fórum para falar com estas pessoas. Na verdade, a opção ideal é fazer com que ela vá para o seu site e/ou se cadastre na sua base de e-mails para ver as respostas. Mas o que importa é que você os visite SEMPRE, assim terá um maior controle sobre os assuntos que são mais relevantes para seu público atualmente.
Mais uma vantagem dos fóruns de discussão é que eles são segmentados, ou seja, são realmente perfeitos para você entender suas personas. Agora, você pode fazer conteúdo totalmente direcionado para elas.
Mas o que não cansamos de dizer aqui é que não adianta ter a estratégia correta, o mais importante ainda é o seu conteúdo, ele precisa ser atual, original e relevante para seu público. Assim você conquistará a confiança e a fidelidade dele, além de se tornar referência no seu setor de atuação e encontrar novos clientes e oportunidades de negócios.