O ditado é antigo, mas ainda vale muito! As empresas precisam conversar com o consumidor, e isso é feito com produção de conteúdo.

Produzir MARKETING DE CONTEÚDO na internet é importante para que, através de pesquisas nos sites de busca, potenciais clientes encontrem a sua empresa. Isso é praticamente senso comum hoje em dia. Informações relevantes e bem redigidas cativam o leitor, fazendo com que este conheça a marca da empresa que veicula esse conteúdo. Com esse acesso ao site da sua empresa, o usuário pode ser convidado a conhecer o catálogo de produtos / serviços, entrar em contato para tirar dúvidas ou, simplesmente, deixar seus dados para o recebimento de novos conteúdos.

Então, se já tenho um site, perfis da minha empresa em algumas redes sociais e um blog com 2 ou 3 postagens, já estou online, já marquei presença no mundo digital e já estou captando novos clientes. Na verdade, não é tão fácil assim.

A produção de conteúdo não é uma tarefa que possa ser concluída em algum momento. A elaboração desse tipo de marketing pode ser realizada em etapas ou projetos, mas, a grosso modo, você deve estar investindo na criação de conteúdos para a sua empresa para sempre.

Entenda o porquê da importância de manter seu conteúdo atualizado.

QUEM NÃO É VISTO…

Você já entrou em um blog ou rede social e notou que a última publicação foi realizada meses ou até anos atrás? Nessas ocasiões, somos levados a pensar que a empresa fechou, que não presta mais serviços ou algo assim. Para os navegantes da internet, uma página desatualizada é como a fachada de um imóvel abandonado.

Como está a fachada do seu site? Já está crescendo mato na entrada? Se for o caso, está na hora de movimentar as coisas.

A constância é um importante fator para um marketing de conteúdo que atrai clientes. Significa que tenho que ficar o tempo todo postando coisas? Não. Mas, manter uma regularidade nas publicações é importante. A periodicidade certa para a publicação do conteúdo de cada tipo de empresa varia de acordo com o ramo em que o negócio atua, perfil dos clientes etc. De todo modo, manter sempre a periodicidade estabelecida é uma forma de fazer com que os visitantes das páginas da sua empresa saibam que sua atividade está em andamento.

BUSCANDO SEU LUGAR AO SOL

A expressão “buscar um lugar ao sol” traduz perfeitamente o modo com as plantas se desenvolvem. Já reparou que, para fazer sua fotossíntese, as plantas crescem buscando meios de expor suas folhas em locais onde seja possível obter luz solar? Nesse movimento, ocorre uma espécie de luta (em câmera muitíssimo lenta) pelo tal lugar ao sol. As plantas que não conseguem sair da sombra das outras, geralmente morrem.

Quando pensamos na internet, vemos que a situação é bastante semelhante. Os sites de seus concorrentes estão, dia após dia, crescendo. Você pode ter publicado um conteúdo sobre o tema tal. Mas, depois disso, as demais empresas do seu ramo publicaram diversos temais ainda mais específicos. A qualidade e a profundidade do conteúdo atraem os visitantes. Caso suas publicações se tornem menos relevantes do que as demais, seu site ficará esquecido.

O que fazer para que seu site não fique à sombra dos demais? Produzir marketing de conteúdo frequentemente.

FALEM BEM, FALEM MAL, MAS FALEM DE… ESPERA! NÃO É BEM ASSIM

Apesar da competitividade do marketing digital, não devemos nos esquecer da importância de produzir conteúdos relevantes e de qualidade. Já mencionamos aqui o fato de que um bom conteúdo cativa os visitantes de um site. Um conteúdo ruim, por outro lado, afasta o público.

Ora, se eu não puder confiar nem no que está escrito no site de uma empresa, como poderei confiar na qualidade de seu trabalho? O público que utiliza a internet é composto por pessoas dotadas de inteligência e senso crítico. Qualquer esquema muito batido de captação de informações de clientes é rapidamente notado pelos internautas, que passam a considerar seu plano de marketing “chato”, “insistente”, “repetitivo”.

Agora, imagine que você está à procura de um serviço e encontra um site com conteúdo excelente. Lá você encontra textos de leitura agradável e que fornecem informações relevantes. Talvez você consiga até mesmo resolver seu problema por conta própria, seguindo as orientações do site encontrado. Isso não é uma perda para a prestadora de serviços em questão. Você pode não ter contratado seus serviços hoje, mas, agora você confia naquela empresa. É nela que você irá pensar quando voltar a ter necessidades. Ou seja, o conteúdo te cativou – você já está um passo mais próximo de se tornar um cliente.

Com conteúdos de qualidade publicados regularmente, sua empresa certamente estabelecerá esse tipo de relação com seu público. Se toda a estratégia de marketing de conteúdo for bem calculada, será o nome da sua empresa o que virá à mente de seus clientes sempre que estes precisarem das soluções que você tem a oferecer.

VEJA TAMBÉM:

Como um bom conteúdo contribui para a imagem da sua empresa