A Comunicação Interna é baseada nos relacionamentos dentro de uma empresa. Ela é a responsável por fazer circular as informações e o conhecimento entre os colaboradores. Por este motivo, os empresários devem tratá-la como uma prioridade dentro de sua gestão, visto que o capital humano é o bem maior da companhia, pois é a partir dele que ela se sustenta.
Mas não é assim que acontece. A comunicação interna deveria ser responsabilidade de toda empresa, mas muitas vezes, acaba ficando apenas sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos, porque eles são encarregados pelas melhorias no ambiente de trabalho e do relacionamento das pessoas.
A gestão da empresa deve adotar uma postura onde todos os setores estão envolvidos nos processos e ações de comunicação interna, porque todos os colaboradores são parceiros e quanto melhor informados estiverem, mais envolvidos com a companhia, sua missão e seu negócio, eles estarão.
A comunicação interna colabora com a circulação de novas informações, promove o debate e a interação entre os vários setores da companhia e, sobretudo, capacita os funcionários para os novos desafios, trazendo benefícios para toda a empresa. Por isso deve ser responsabilidade também do departamento de marketing, por contar com uma visão mais estratégica ele pode coordenar as ações junto com as demais áreas.
Com as iniciativas aplicadas, a partir das definições do departamento de marketing, a empresa trará seus colaboradores para mais próximos, tornando-os embaixadores da marca. Com essa visão a companhia caminhará com uma equipe unida e bem informada para atender os clientes e alcançar o sucesso.
A Casa do Texto avalia e propõe um plano de comunicação interna a partir de estratégias elaboradas para promover a interação entre os diversos grupos de colaboradores e deles com o mercado que a empresa atua.