A sustentabilidade empresarial é a soma de diversas ações que as empresas adotam para trabalhar de maneira que suas atividades respeitem não apenas o meio ambiente, mas também a sociedade na qual está inserida.

Sua aplicabilidade colabora para melhorar a visão que o consumidor tem da marca, dos produtos e dos serviços prestados por ela.

Uma forma que as empresas têm para apresentar os resultados e estratégias dessas ações é por meio do Relatório de Sustentabilidade – GRI. Ele contribui para o crescimento financeiro das organizações e pode, inclusive, ser utilizado como ferramenta de marketing.

Quer saber mais sobre a ligação entre eles? Continue neste post e entenda tudo sobre esse processo.

A importância da sustentabilidade empresarial para o seu negócio

Muitas vezes, quando se fala sobre sustentabilidade empresarial, limita-se a questões voltadas ao meio ambiente. Por mais que essas ações sejam válidas e importantes, para que uma empresa seja considerada sustentável ela precisa atender aos três principais pilares: o ambiental, o social e o econômico.

Desenvolver esses três pontos de forma que se completem é o que determina a sustentabilidade de uma marca, atende as necessidades da sociedade e, com isso,  aumenta a fidelização do consumidor.

Do ponto de vista social a empresa precisa se preocupar com todo recurso humano que envolve o desenvolvimento e crescimento de suas atividades, ou seja, seus funcionários, fornecedores, público alvo e a sociedade de modo geral.

Economicamente falando, é preciso que ela trabalhe com ações em que a produção e distribuição de seus produtos e serviços permita um nível de competição justa com os concorrentes.

E para completar a sustentabilidade empresarial é preciso que seus lucros não aconteçam tendo como consequência o comprometimento ou desequilíbrio do meio ambiente.

Para isso, a empresa precisa planejar as ações que englobam todos esses processos, desenvolvendo-as corretamente e acompanhando seus resultados.

O que é o Relatório de Sustentabilidade  –  GRI

Ao final de cada ano fiscal as empresas precisam apresentar a seus investidores um balanço financeiro. Porém, sua prestação de contas não deve se limita apenas aos rendimentos. A partir do momento que está inserida em uma sociedade, as empresas também têm obrigações com ela e com o meio em que atua.

Por isso, relatórios que mostrem quais ações e estratégias foram aplicadas para minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos que seus serviços causam, também devem ser apresentados não apenas para investidores, mas para funcionários e para o público em geral.

Pensando nisso, foi criado pela GRI o Relatório de Sustentabilidade. Esse relatório é utilizado pelas empresas para auxiliar na elaboração de estratégias de gestão, tendo como foco principal criar indicadores socioambientais e econômicos.

Fundada em 1997, a GRI — Global Reporting Initiative é uma instituição global independente e sem fins lucrativos, responsável pela elaboração de uma estrutura aceita internacionalmente para avaliar o desempenho sustentável de empresas, repartições públicas, ONGs e outras organizações.

O Relatório de Sustentabilidade como ferramenta de Marketing

A sustentabilidade empresarial se tornou uma forte aliada na hora de conquistar novos clientes. Com o Relatório de Sustentabilidade em mãos as empresas conseguem mensurar e mostrar todas as atitudes tomadas para atender aos três pilares da sustentabilidade, além de identificar pontos que precisam de aprimoramento.

Essas informações contribuem para melhorar a imagem com os investidores e com o público, trazendo mais credibilidade, importância à marca e, por consequência, o aumento das vendas.

Por tudo isso, o Relatório de Sustentabilidade – GRI pode e deve ser utilizado como importante ferramenta de marketing, mostrando a todos o quanto sua empresa é comprometida em oferecer os melhores serviços e produtos, e também em fazer todas as atividades para alcançar esse objetivo de maneira consciente.

Ele não é exclusividade de grandes empresas, podendo ser elaborado para segmentos dos mais variados tamanhos contribuindo, assim, para a sustentabilidade empresarial de todos.

A Casa do Texto possui certificação para Relatórios de Sustentabilidade e Relatórios Integrados (RI) de acordo as diretrizes estabelecidas pela GRI — Global Reporting Initiative, além de parceria na área tributária/contábil para supervisionar a redação do relatório anual da sua empresa.

Entre em contato conosco e garanta hoje mesmo mais esse importante passo para o crescimento da sua marca.