seo

Para quem pretende empreender online, saber o significado dessa sigla é fundamental. SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Em português, o termo significa Otimização para Sites de Busca. Talvez isso ainda não faça sentido, mas imagine a situação corriqueira: quando você necessita de um serviço, qualquer que seja, qual é a sua primeira atitude? Consultar o “oráculo” Google, não é mesmo?

Pois bem, se coloque na posição do prestador do serviço. Não seria providencial que sua empresa aparecesse para esse consumidor em potencial de primeira? Na prática, é isso que o SEO pretende promover, em última análise, por meio de técnicas para melhorar a posição do seu site no Google e fazer com que a página tenha mais visibilidade. Por consequência, mais visitantes e maiores possibilidades de movimentar os negócios.

Essas ações podem ser feitas no próprio site (on-page) ou fora do site (off-page). Colocar palavras em negrito no próprio site, simples assim, é uma das formas de SEO on-page; já criar links externos, ou seja, inserir seu link em outros sites, trata-se de off-page.

Outras técnicas, como utilização de palavras-chave que remetam ao seu negócio, bem como a produção de conteúdo já prevendo esses termos, também são formas de SEO. Nesse sentido, a criação do nome do seu site também já pode ser pensada tendo essas questões em vista.

Mas atenção! O uso de técnicas de otimização devem ser feitas com critério. Seu abuso pode até ser punido com perdas de posição ou, em casos extremos, exclusão no buscador. O mais importante é investir em conteúdo de interesse para o seu público-alvo. Afinal, todo o esforço em comunicação é feito para iniciar e manter um relacionamento com esse público.

A atenção é o bem mais caro do mundo moderno. Olhe para a sua própria agenda: você tem tempo sobrando? Então, trate seu público como gostaria de ser tratado, e dê informações relevantes para ele. Seja útil e ele retribuirá prestando atenção ao que você diz!