Se tem uma coisa que todo mundo faz quando começa um ano novo é planejar! Seja para a vida pessoal, seja para a vida profissional, colocar no papel tudo o que pretende realizar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Por isso, elaborar o plano de comunicação que a sua empresa deve seguir neste novo ano é fundamental para conseguir os resultados esperados, tais como: mais visitas ao seu site/blog → maior conhecimento da sua marca → maior conversão de visitantes em leads.

Não tem ideia de como fazer isso? Sem problemas! Vem com a Casa que vamos lhe explicar tudinho!

O que é e qual a importância do plano de comunicação

Um plano de comunicação é um roteiro a ser seguido que lhe permite entregar ao seu público-alvo — da maneira correta — a mensagem que a sua empresa quer passar.

Ele serve não apenas para apresentar a sua marca para as pessoas, mas também novos produtos ou serviços. E para tudo isso, certamente, você não quer que seus potenciais clientes recebam informações erradas ou sem clareza, concorda?

Além disso, um plano de comunicação permite definir qual o público ideal para cada mensagem, indicando quais as melhores e mais indicadas soluções e estratégias para seguir. Com isso, é possível estabelecer um contato mais assertivo, além de acompanhar melhor os resultados obtidos com todas essas ações.

 

Como elaborar um bom plano de comunicação

Por mais que a ideia de elaborar um plano de comunicação sugira algo grande e complexo, saiba que ele pode ser justamente o contrário. Afinal, a proposta é criar diretrizes para facilitar o processo de comunicação com seus potenciais clientes.

Para deixá-lo mais fácil, trabalhe o plano de modo que as informações contidas sejam claras e objetivas, com prazos possíveis de serem cumpridos, além de conter detalhes das ações que precisam ser realizadas para a sua execução, bem como os responsáveis por elas. Com essa ideia em mente, basta seguir os seguintes passos:

1º Determine o que será divulgado

Como dito anteriormente, a mensagem pode ser para a divulgação de um novo serviço, produto, ou mesmo para o lançamento da sua marca. Assim, cada mensagem tem um objetivo, e para que o plano seja eficiente é necessário trabalhar cada uma delas de maneira particular.

2º Defina o objetivo

O que você espera alcançar com a mensagem? Aumentar o número de acessos, melhorar a divulgação da sua marca, apresentar uma nova opção. Seja qual for o objetivo é preciso sempre lembrar que ele deve ser S.M.A.R.T, ou seja, (em português) específico, mensurável, atingível, realista, temporizável. Objetivos inalcançáveis só tendem a frustrar toda a ação.

3º Escolha o alvo

Para quem a mensagem será direcionada? Essa é uma resposta muito importante que pode, inclusive, determinar o sucesso da sua estratégia. De nada adianta ter um planejamento incrível, com uma mensagem perfeita, se ela não for enviada a quem realmente interessa.

4º Defina os canais que serão utilizados

Além de saber qual o público certo, saber qual o canal ideal para o envio da mensagem é fundamental. Aqui, é preciso lembrar que cada rede social atende a uma população específica, com linguagem bem particular, e formas de divulgação diferentes.

5º Crie um cronograma

Ter as datas exatas para cada ação facilita, não apenas, a colocação do plano em prática da maneira correta, mas também a alcançar os resultados esperados de maneira mais eficaz.

 

Resultados obtidos com o plano de comunicação

Uma coisa importante a ter em mente é que, por mais que os passos citados facilitem a elaboração e execução, o plano de comunicação não precisa ser permanente. Ou seja, é importante ajustá-lo conforte perceba a necessidade, a fim de que todo o trabalho alcance o esperado.

Também por isso, avaliar os resultados obtidos após sua implantação, além de apontar se a estratégia está correta, permite identificar os pontos dentro do plano que precisam de melhorias.

Com tudo funcionando perfeitamente, os resultados que se espera com o plano de comunicação são:

  • aumento do número de leads e de conversão em novos clientes;
  • ampliação e melhora do relacionamento do público com a sua marca;
  • aprimoramento do serviço de comunicação da sua empresa;
  • fortalecimento e maior conhecimento da sua marca no meio digital;
  • aumento da credibilidade da sua empresa, bem como da reputação;
  • aumento das chances de se tornar autoridade digital no ramo de atuação se tornando, inclusive, referência para outras empresas.

Com todas essas vantagens é impossível não desenvolver um plano de comunicação para a sua empresa, não acha?

Aqui, na Casa do Texto, temos uma equipe especializada para desenvolver o melhor e mais assertivo planejamento para a sua marca.

Além de criar excelentes estratégias de marketing, nós também desenvolvemos todos os conteúdos que a sua empresa precisa para se tornar a primeira no mundo digital.

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