Se você está investindo ou trabalha com marketing de conteúdo, sabe que escolher uma palavra-chave é uma das partes mais importantes e delicadas do planejamento de comunicação. É a partir dela que você desenvolverá todas as ações da sua estratégia, como veiculação dos anúncios de Adwords, a escrita dos artigos, a decisão dos temas dos e-books e demais materiais.
Escolher uma boa palavra-chave é importante porque é por meio dela que os usuários fazem buscas e podem chegar até você. Isso, é claro, se o seu conteúdo estiver bem indexado nos mecanismos de pesquisa. Se você ainda tem dúvidas sobre esse processo, este texto explica tudo sobre ele.
A primeira coisa que você precisa saber é que deve ser o mais específico possível na escolha das palavras-chave. Assim, ficará mais fácil de seu público chegar até você. Esta técnica se chama Cauda Longa e foi desenvolvida por Chris Anderson. Ele fala que quanto mais você delimitar seu termo melhor será. Podemos ver esse conceito mais claramente neste exemplo:
Palavra-chave: Energia > Energia Solar > Energia Solar para casas > Energia Solar para casas em São Paulo > Instalação de Energia Solar para casas em São Paulo.
É isso mesmo: a palavra-chave pode ser uma frase, e seu artigo deve ser otimizado levando em consideração este termo.
Para escolhê-la você deve levar em consideração o que seu público procura, como as principais dúvidas ou necessidades. Depois de fazer este levantamento, deve escrever artigos que respondam a essas questões. Assim, quando a pessoa tiver a pergunta, ela vai buscar no mecanismo de pesquisa, e seu conteúdo estará bem indexado, com a resposta nas primeiras posições.
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher uma palavra-chave, como o Keyword Planner, o Google Trends ou a própria Pesquisa do Google. Mas, como você já conhece seu público-alvo, deve saber em quais outros locais ele procura informações, como fóruns de discussão, então dê uma passadinha lá e veja quais são as dúvidas deles e as responda em seu site.
Lembre-se que escolher uma palavra-chave ideal é importante mas não é suficiente, seu conteúdo deve ser bom e relevante para seu público.