Já ouviu falar em autoridade digital? Então imagine a seguinte cena: você precisa contratar um serviço ou mesmo comprar um produto. Acessa a internet, faz uma pesquisa, e encontra 10 empresas: 9 totalmente desconhecidas e com sites que não agregam nada à sua vida, e 1 cheia de informações e que você já ouviu falar muitas vezes. Qual dessas opções lhe passa maior credibilidade?
Para que seu negócio tenha sucesso — e lucro — não basta apenas oferecer o melhor produto ou serviço, é preciso mostrar para o seu público que você entende — muito — o que está fazendo.
Mais que vender bem, ter autoridade na internet é fazer com que o nome da sua empresa seja o primeiro a ser lembrado pelas pessoas. Você sabe como conseguir isso? E manter essa autoridade, sabe também? Então descubra agora neste post que nós, da Casa, fizemos especialmente para lhe ajudar. Vamos lá?
O que é autoridade na internet
A maneira de vender e de comprar mudou muito com o passar dos anos. Atualmente, empresas e consumidores finais não buscam apenas um bom serviço ou preços baixos, eles querem alguém que entenda seus problemas, agreguem informações, tragam novos conhecimentos, e que ofereçam além do que eles precisam, como se “adivinhassem suas necessidades”.
Para conquistar clientes dessa maneira é preciso mostrar a eles que você tem total domínio do segmento que atua, e que sabe exatamente com ajudar. Isso é ter autoridade digital!
Desenvolvendo essa autoridade, uma coisa levará a outra: sua empresa passa credibilidade sobre o assunto → gera conteúdo útil para sua persona → ela descobre que pode contar com sua marca para resolver seus problemas → seu nome será o primeiro a ser lembrado na hora da compra → aumento das vendas!
Como criar autoridade digital
Criar autoridade digital não é nenhum segredo de estado. Se pensarmos bem são ações até simples, mas que precisam ser bem executadas e seguidas à risca para que o objetivo seja alcançado. Veja o que deve ser feito:
Conheça profundamente sua persona
Somente conhecendo a persona do seu negócio você saberá suas dores, necessidades, o que ela busca, e ver o que de melhor sua empresa tem a oferecer para ajudá-la. Com isso, você encontra o ponto de partida, o problema que precisa ser resolvido, e é sobre ele que sua empresa deve trabalhar.
Crie um site/blog e outros perfis nas redes sociais
O site e o blog serão os principais veículos para sua empresa oferecer conteúdo para o seu público. Pense em postagens que tragam informações úteis, com textos que resolvam os problemas levantados anteriormente. Use as redes sociais para divulgar e alcançar mais pessoas.
Como fazer a manutenção da autoridade
Ok, tudo pronto! Parou por aí? Claro que não! É agora que o trabalho começa efetivamente.
A partir do momento que você passa a oferecer conteúdo para sua persona, sua empresa já começa a trilhar o caminho para a autoridade digital. Entretanto, é preciso mantê-la para não ficar atrás de seus concorrentes:
Tenha frequência nas postagens
Quando o público descobre que você tem informações interessantes para passar, eles começam a esperar por novidades. Por isso, faça um planejamento de postagens e de participações nas redes sociais, cumpra com ele, e esteja sempre presente.
Interaja com o público
Dias atrás fizemos um post falando sobre a importância da participação das empresas nas redes sociais, e o quanto isso valoriza a sua marca. Mas não basta criar perfis e lançar os conteúdos, é preciso interagir com as pessoas.
Nunca, jamais, de forma alguma, deixe sua persona sem resposta. Saiba se comunicar, elabore respostas pontuais para cada um, crie uma proximidade. É importante para o cliente sentir que a empresa não está preocupada apenas em vender, mas que ela realmente se importa com seu problema, e quer solucioná-lo.
Tenha inteligência emocional
Todo mundo está sujeito a receber críticas, o segredo é saber lidar com elas.
A internet tem um poder de alcance estrondoso, por isso, muito cuidado ao responder ofensas ou algum consumidor insatisfeito. Seja inteligente nas respostas e evite criar uma imagem negativa para si mesmo.
Esteja sempre um passo à frente
Lá no início falamos que as pessoas buscam empresas que “adivinhem suas necessidades”. Sabendo exatamente o que sua persona precisa você pode se antecipar e criar conteúdos que respondam seus questionamentos antes mesmo dela perguntar.
Pesquise muito e esteja atento para trazer sempre novidades dentro da sua área de atuação. Isso ajudará para que sua marca se torne a primeira opção na hora da compra.
Todos temos a tendência de adquirir um produto ou serviço apenas de quem nos passa confiança, que mostre realmente conhecer a área que atua.
Se sua empresa quer estar nessa condição, invista em marketing de conteúdo. E se precisar de ajuda, vem para a Casa!