Há consenso de que as redes sociais, principalmente Facebook, Linkedin, Pinterest e Twitter, se bem utilizadas, podem ser potentes ferramentas de negócios. Pesquisas e mais pesquisam indicam o crescimento desse uso no universo corporativo.
Agilidade nos processos de negócios, diminuição de custos nas ações de marketing e melhor relacionamento com clientes e fornecedores são algumas das vantagens das redes sociais, além do estímulo ao trabalho colaborativo. Definitivamente, o marketing de conteúdo veio para ficar.
Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas mais importante que estar updated em relação ao uso de novas tecnologias é saber com quem falar e por onde falar com o seu público. Além disso, é preciso estar atento ao que você diz quando seu negócio está na “praça virtual”, sobretudo porque, na rede, as informações se replicam de uma maneira absurdamente veloz, para o bem ou para o mal. Se sua empresa tem muitas informações para dar e quer falar com o mercado de uma maneira mais aprofundada, considere manter um blog.
Assim, investir no conteúdo adequado e, como passo seguinte, monitorar as interações do público, conversando com ele, mantém o relacionamento ativo e pode prevenir crises. As redes sociais possuem linguagem própria. Nada de vocabulário rebuscado e, acima de tudo, muito cuidado com as palavras. Elas podem se tornar um tiro no pé se utilizadas de forma a sugerir qualquer tipo de discriminação ou ambiguidade, dando margem inclusive a ações judiciais.
Outro fator preponderante é a periodicidade das postagens. O usuário das redes conecta-se incansavelmente, sobretudo em função dos dispositivos móveis. Nessa perspectiva, a agilidade na criação de postagens diárias é fundamental para criar um relacionamento com o público desejado. Afinal, você sua a camisa pra construir um relacionamento digital e depois deixa o seu interlocutor falando sozinho?